O vereador de João Pessoa e ex-deputado estadual Edmilson Soares morreu na manhã deste domingo (21), aos 73 anos. Ele estava internado em um hospital particular da capital paraibana.
A confirmação da morte foi feita nas redes sociais pelo filho do político, o deputado estadual Tanilson Soares. “Sua partida abre uma lacuna imensa na minha vida e também na Paraíba, terra que ele tanto amou e à qual dedicou décadas de serviço e compromisso“, escreveu.
Em nota oficial, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lamentou profundamente a perda do parlamentar, a quem definiu como “amigo de longas caminhadas e homem público comprometido com as causas sociais”. Em homenagem a Edmilson Soares, o gestor decretou luto oficial de três dias na Capital paraibana.
O velório do vereador será realizado a partir das 11h deste domingo (21), na Igreja Presbiteriana de Torrelândia, no bairro da Torre. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa, após a realização do culto fúnebre, marcado para as 14h.
Trajetória
Edmilson Soares cumpria seu quarto mandato como vereador de João Pessoa e já havia atuado por três legislaturas como deputado estadual. Ele deixa quatro filhos, entre eles o deputado estadual Tanilson Soares.
Fora da vida política, Edmilson também se destacou na educação. Foi professor efetivo das redes estadual e municipal e entrou para a história do Lyceu Paraibano ao se tornar o primeiro diretor escolhido por eleição da comunidade escolar.
Luto oficial
Além da Prefeitura de João Pessoa, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal da Capital também decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do político.
Em nota de pesar, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, lamentou a morte do ex-deputado, lembrando que, nas Eleições de 2022, Edmilson Soares abriu mão de disputar a reeleição para o Parlamento estadual, deixando o legado para seu filho, Tanilson Soares.
“Em nome de todos os parlamentares e funcionários do Poder Legislativo Paraibano expresso os mais profundos sentimentos de pesar pela morte do ex-deputado, que se destacou como um dos maiores líderes políticos do Estado, não apenas pela sua atuação, mas pela forma ética e incansável com que lutou pelos direitos do povo paraibano, deixando um legado de trabalho, respeito e amizade. Edmilson também foi, ao longo dos anos, um símbolo de superação e coragem para todos que com ele conviveram”, afirmou Galdino.
Já o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, ressaltou a trajetória do parlamentar em comunicado divulgado neste domingo. “Ele foi o primeiro diretor eleito pela comunidade escolar do Lyceu Paraibano. Também ocupou diversos cargos na Administração Pública e lutou pela valorização dos servidores públicos do Estado e do Município”, ressaltou.
Ainda segundo o Legislativo municipal, Edmilson Soares lutava há vários anos contra um câncer.



