RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Chuvas reativam fumaça na área do Furquim e aulas são suspensas por precaução

Defesa Civil e Bombeiros monitoram área com incêndio subterrâneo reativado pela chuva em Prudente; aulas são suspensas por precaução.

Divulgação

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estiveram na área localizada na Vila Furquim para monitorar o incêndio subterrâneo, após as chuvas desta quarta-feira (12).

Em razão do retorno da fumaça, a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) decidiu suspender as aulas na Escola Municipal Maria Haddad Haidamus nesta quinta-feira (13).

As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local durante a manhã e constataram duas pequenas saídas de vapores, resultado da acomodação do terreno após as chuvas.

Com isso, o odor se intensificou nas últimas horas.

Apesar do desconforto, a chuva também trouxe um efeito positivo: segundo as equipes, imagens obtidas com um scanner térmico indicam uma leve redução da temperatura do solo em comparação aos dias anteriores, provavelmente reflexos da umidade trazida pela chuva.

O incêndio subterrâneo na área acontece há um mês.

O local, utilizado de forma clandestina para descarte irregular de resíduos, contém materiais orgânicos e inflamáveis que, mesmo soterrados, servem de combustível para o fogo.

Desde o início da ocorrência, já foram utilizados mais de 1 milhão de litros de água no combate.

A principal estratégia empregada pelas equipes é a abertura de valas para injetar água diretamente no subsolo, método que tem apresentado resultados positivos e reduzido gradualmente a emissão de fumaça.

O solo, que chegou a registrar quase 200 °C, apresenta agora tendência de resfriamento, pois agora cedo apresentou 41 °C.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS