O que já foi brilho nas avenidas agora preserva e conta a história da festa mais animada do país: o Carnaval. O Museu e Arquivo Histórico (MAH) de Presidente Prudente (SP) recebe a exposição “Memória e Folia”, uma imersão na trajetória do Carnaval prudentino. A mostra segue aberta ao público até o dia 22 de fevereiro.
Os visitantes podem conferir fantasias, instrumentos musicais e imponentes bandeiras de escolas de samba que marcaram época na cidade. Além do acervo próprio do museu, a exposição foi enriquecida com doações de personagens importantes do samba local.
Entre os destaques estão peças cedidas por Maria Izabel da Silva, da tradicional agremiação Unidos da Vila de Lá, e por Edson José da Silva, representante da escola Real Grandeza.
Para a organização, a iniciativa vai além da celebração festiva. “Essa união de acervos permite que o visitante compreenda o Carnaval como um evento que vai além do calendário, sendo uma manifestação de resistência cultural, construída por pessoas reais. Essa experiência também é fortalecida por meio de fotografias históricas”, destaca a coordenadora do MAH, Valentina Romeiro.
A exposição conta ainda com uma projeção exclusiva de depoimentos de carnavalescos da cidade, que compartilham memórias e emoções dos anos de ouro da folia prudentina.
Serviço
Evento: Exposição “Memória e Folia”
Local: Museu e Arquivo Histórico (MAH) de Presidente Prudente
Visitação: Até domingo, 22 de fevereiro
Horário: Terça a Sexta: 8h às 12h e 13h às 17h. Sábados, Domingos e Feriados: 13h às 17h.
Entrada: Gratuita



