Funcionários de um frigorífico em Presidente Venceslau (SP) tiveram uma surpresa inusitada durante o trabalho nessa segunda-feira (15): um jacaré-de-papo-amarelo, com aproximadamente 1,40 metro de comprimento, foi encontrado dentro da área operacional da empresa.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada para realizar a captura do animal silvestre. No local, a equipe utilizou técnicas de contenção para imobilizar o jacaré em segurança. Em seguida, o animal foi acondicionado em uma caixa de transporte apropriada.
Após a captura bem-sucedida, os policiais levaram o jacaré até as margens do Rio Santo Anastácio, onde ele foi reintroduzido ao seu habitat natural.
Espécie é comum no Brasil
O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) é uma espécie comum no Brasil, encontrada principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Eles habitam as margens de rios, lagos e brejos, e se alimentam de uma variedade de presas, como peixes, aves e pequenos mamíferos.
Segundo a Polícia Ambiental, a espécie recebe esse nome porque, durante o período de acasalamento, a região do papo dos machos adquire uma coloração amarelada.
O jacaré-de-papo-amarelo não está na lista de animais ameaçados de extinção no estado de São Paulo.



