RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prudente apresenta novo sistema do transporte coletivo

Audiência pública detalha novo sistema de transporte coletivo de Prudente, com integração e rotas reestruturadas.

Divulgação

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), realizou nesta terça-feira (02), na Câmara Municipal, com transmissão online, a audiência pública para apresentar o novo sistema de transporte coletivo da cidade.

A proposta é resultado de estudos técnicos e contribuições enviadas pelos usuários desde outubro, quando a Prefeitura abriu seus canais oficiais para ouvir a população.

Além da equipe da Semob, liderada pelo secretário Adauto Bibiano e o engenheiro Ádriner Sanfelici, estiveram presentes os vereadores Demerson Dias, Izaque Silva, Guilherme Alencar e Edgar Caldeira, além de um representante da Empresa Sou.

O novo modelo prioriza a agilidade e a integração, com a expectativa de no tempo de viagem por meio da otimização das rotas e da implementação de linhas mais curtas e rápidas, como a nova linha perimetral e a B02, que atenderá a Cidade da Criança.

Para maximizar o benefício ao usuário, o sistema incentivará a integração, permitindo a troca de ônibus quantas vezes forem necessárias no período de 1 hora e 30 minutos com a mesma tarifa.

Estão previstas a instalação de pontos de ônibus em áreas mais verdes para maior comodidade, bem como a construção de terminais e novos pontos de parada via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reforçando a segurança e a proteção dos passageiros.

Este avanço demonstra o planejamento rigoroso da administração municipal, que planeja divulgar as linhas oficiais na segunda quinzena de dezembro e iniciar a primeira fase da implantação do novo sistema já na primeira quinzena de janeiro do próximo ano.

Nas próximas semanas, a Prefeitura apresentará em detalhes, por meio de seus canais oficiais, as mudanças previstas nas linhas e itinerários, para orientar os usuários do serviço.

Segundo o secretário da Semob, Adauto Bibiano, o sistema atual segue um modelo criado na década de 1960 e, ao longo dos anos, as linhas foram apenas ampliadas conforme a cidade crescia, resultando em viagens longas e pouco eficientes.

Como exemplo, foram citadas a linha 131 (Ameliópolis/Rodoviária), com 61,5 km de extensão e de 1h30 de trajeto, e a linha 106 (Ana Jacinta/João Domingos), com quase 24 km e duração de até 1h40.

“Desde o inicio da nova gestão, estamos trabalhando para realizar modificações que contribuam na fluidez do trânsito, instalamos rotatórias, proibimos a conversão à esquerda na avenida Washington Luiz.

Toda mudança sendo pensada para estar de acordo com o novo sistema, que visa à agilidade”, disse o secretário.

O novo sistema busca oferecer viagens mais curtas e rápidas, com linhas distribuídas de acordo com a dinâmica atual do município.

A proposta prevê rotas locais dentro dos bairros, ligações diretas entre regiões e linhas expressas com poucas paradas, que atendem pontos estratégicos fora da área central.

De acordo com o engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, a ativação plena dos terminais e a criação de novas estações são fundamentais para que o modelo funcione.

“O novo sistema levou em conta o quanto a cidade cresceu e que muitos serviços importantes migraram para fora da área central, com isso, o novo modelo pensa nesses locais que estão mais distantes”, disse o engenheiro.

A proposta estabelece um redesenho estrutural baseado em integração entre linhas, menor sobreposição de rotas, maior eficiência operacional e ampliação do atendimento a todos os bairros.

A Prefeitura também reforça que a comunicação com os usuários será ampliada para facilitar a adaptação às mudanças.

O novo sistema contará com 10 estações (considerando terminais e novos pontos estruturais):
• Terminal Central
• Terminal Zona Leste
• Terminal Zona Oeste
• Terminal Zona Norte
• Terminal Zona Sul
• Estação 9 de Julho
• Estação HR
• Estação Dahma
• Estação Ana Jacinta
• Estação Museu
• Estação João Domingos

A composição do modelo prevê 39 linhas, sendo 10 expressas e 29 locais, operadas com 51 veículos, dos quais 45 estarão em operação e 6 serão reservas.

Serão utilizados os cinco terminais urbanos já existentes (Central, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Norte e Zona Sul) e mais seis estações/subterminais.

A quilometragem média mensal prevista é de 493.784,55 km.

Parte importante do estudo foi desenvolvida pelo arquiteto e urbanista Dr. Rogério Penna Quintanilha, referência acadêmica e pesquisador da área.

Ele destaca que o novo desenho permitirá intervalos menores entre as viagens com tempo máximo de espera de 30 minutos e maior agilidade nos horários de pico.

Quintanilha lembra que o sistema atual é antigo e que a modernização abre caminho para melhorias futuras, como faixas exclusivas, sincronia semafórica e, posteriormente, a adoção de ônibus articulados.

Atualmente, o transporte coletivo de Prudente opera com 38 linhas e 83 veículos, dos quais 75 estão em circulação e oito são reservas.

A operação é gerida pela empresa SOU Transportes desde 2021. A tarifa está fixada em R$ 5,00 e cerca de 720 mil passageiros utilizam o sistema por mês.

Desde o anúncio da reestruturação, feito em 16 de outubro, a Semob vem executando ajustes em vias e ouvindo a população pelas redes sociais.

A nova proposta também amplia o número de linhas aos fins de semana: aos sábados, o sistema passará de 29 para 39 linhas, e aos domingos e feriados, de 18 para 39.

Para ilustrar os impactos práticos, a Semob apresentou casos reais, para testar o novo sistema em um deles a redução média foi de 27,86%.

Outro caso apresentado foi do Cauã, que sai do bairro Jequitibás 1 em direção à sede da secretaria, próxima ao Cristo.

Hoje, ele utiliza a linha 139 (linha saúde), embarcando às 7h40 e chegando às 7h50.

No modelo proposto, passaria a utilizar a linha Cecap, saindo às 7h54 e chegando às 7h59, reduzindo o tempo dentro do ônibus e permitindo sair de casa mais tarde.

“Estamos trabalhando para que o novo modelo ofereça ao prudentino maior conforto e agilidade, o valor da tarifa de R$ 5,00 para a população não será alterado”, disse o prefeito de Prudente Milton Carlos de Mello – Tupã.

O sistema atual
O transporte coletivo de Presidente Prudente começou a ser regulamentado em 1950, com concessões para os distritos e a primeira linha urbana ligando o Centro ao Aeroporto.

Em 1963, a empresa Transporte Coletivo Brasília inaugurou as quatro primeiras linhas dentro da cidade.

Desde então, o sistema passou por várias adaptações, com planos estruturantes elaborados em 1991, 2014 e 2024.

Esses estudos já apontavam a necessidade de linhas troncais, terminais interligados e integração tarifária conceitos que agora começam a sair do papel com o novo modelo apresentado.

A operação do sistema é realizada pela empresa SOU Transportes desde 2021.

A tarifa está fixada em R$ 5,00 desde 2023, e cerca de 720 mil passageiros utilizam o transporte coletivo por mês na cidade.

Desde o anúncio da reestruturação, feito em 16 de outubro, a Semob vem conduzindo uma série de estudos técnicos para redesenhar as linhas, reduzir o tempo de percurso e aprimorar a experiência dos usuários.

Segundo o secretário da pasta, diversas intervenções em vias, rotatórias e pontos de conflito já foram implementadas para melhorar a fluidez do trânsito e preparar a cidade para as mudanças.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS