RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prudente encerra janeiro com 1 caso confirmado de dengue, menor número da série histórica

Segundo a Prefeitura, o resultado reflete as ações preventivas e de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, como mutirões de limpeza e atividades educativas.

Agente visita residência para orientar morador | Foto: Divulgação

O município de Presidente Prudente (SP) alcançou, em janeiro de 2026, o menor número de casos confirmados de dengue já registrado no mês desde o início da série histórica.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, foram registrados neste primeiro mês do ano 390 notificações, dos quais 377 já foram descartados e apenas um resultado positivo para a doença. Outros 12 exames aguardam resultado.

O dado representa um marco positivo quando comparado aos anos anteriores. Em janeiro de 2018, foram 7 casos confirmados; em 2019, 47; 2020, 256; em 2021, 168; em 2022, 43; em 2023, o recorde, com 2.009 casos; 2024, 23; e 2025, 1.503 registros. O número de 2026 é o mais baixo de toda a série, evidenciando uma queda histórica.

Ações preventivas e de combate

Segundo a Prefeitura, o resultado reflete as ações preventivas e de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, realizadas ao longo do último ano.

Dentre as ações estão mutirões de limpeza, orientações porta a porta, atividades educativas no centro da cidade e iniciativas como o programa Prudente + Limpa, voltado à eliminação de criadouros e ao descarte correto de resíduos.

Para que o município continue sem casos, a orientação é simples: manter os quintais limpos, eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, verificar calhas, ralos e caixas-d’água, além de descartar corretamente materiais inservíveis.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS