O município de Presidente Prudente (SP) recebe, a partir desta quarta-feira (19), a primeira edição da Virada Preta, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e o Conselho da Igualdade Racial.
O evento marca as celebrações do Dia da Consciência Negra e conta com investimento de quase R$ 40 mil, aprovado pelos conselhos.
Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra reforça a reflexão sobre resistência, liberdade e igualdade.
Pela primeira vez, a data será celebrada com uma programação estendida e diversificada, totalmente gratuita e aberta à comunidade.
“Elaboramos um calendário de atrações que valorizam a cultura afro.
A ideia é celebrar o dia e enaltecer tudo o que aprendemos e ainda podemos aprender com a cultura afro que é tão rica”, destaca o secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches.
A virada começa na quarta-feira, às 19h, no espaço Villa 18, com apresentação de música popular brasileira do projeto Patota do Samba e convidados.
A entrada será a doação de 1 kg de alimento não perecível, em apoio à campanha Natal Sem Fome, a troca do alimento pela entrada pode ser feito no espaço que receberá o evento.
Às 23h, tem início o Rolê da Virada Preta, no espaço Brown Club, no Jardim Bongiovani.
A noite terá música popular brasileira e a animação do grupo Batukada Nossa, com entrada gratuita.
Já no dia 20, a programação tem início às 17h, no Centro Cultural Matarazzo, o público poderá acompanhar apresentações e intervenções culturais que incluem:
- Espetáculo de dança: ‘Castrano – Ainda Somos os Mesmos?’ – 17h
- Espetáculo teatral: ‘Quando a Palavra Vira Comida’ – 18h
- Wakanda Afrodance – revitalizando e celebrando as raízes da dança afro – 19h
- Apresentações de Capoeira Angola do Sertão, Samba de Roda e Afro Reggae – 20h.



