‘2ª Jornada da Leitura Afetiva: acolhendo pessoas idosas com doenças crônicas e neurodegenerativas’ traz especialistas e escritores

Gratuita e on-line, a 2ª Jornada da Leitura Afetiva acontece em Ribeirão Preto (SP), de 23 a 25 de agosto, com especialistas e escritores. É realizada pelo Observatório do Livro e pelo Conselho Municipal do Idoso

Ao criar um espaço para a leitura no Hospital Público Roberto Santos, em Salvador (BA), a enfermeira Carolina Miranda atravessou uma ponte para encontrar os livros, a poesia e a arte da declamação e da contação de histórias. Nunca mais faria o caminho de volta. Aos 40 anos, ela lembra que, com a iniciativa, passou a contribuir para uma rotina de bem-estar de pacientes, acompanhantes e a própria equipe técnica.

Atuando, hoje, na Secretaria de Saúde da Bahia e com os próprios livros publicados, Carolina será um dos destaques da programação da “2ª Jornada da Leitura Afetiva: Acolhendo pessoas idosas com doenças crônicas e neurodegenerativas”, na qual compartilhará essa rica experiência. O evento é totalmente gratuito e on-line, e será transmitido pelo Facebook e YouTube, de 23 a 25 de agosto, das 19 às 21h30.

Autora do livro “Os Neurônios da Leitura: Como a Ciência Explica a Nossa Capacidade de Ler”, a linguista, escritora e tradutora brasileira Leonor Scliar-Cabral, de 93 anos, também estará na programação. Cientista da linguagem de renome no Brasil e no exterior, ela falará sobre o desenvolvimento da competência leitora. A Jornada da Leitura Afetiva é uma realização do Observatório do Livro e do Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto.

Para Galeno Amorim, presidente do Observatório, um dos objetivos da iniciativa é preparar as redes de apoio para utilizar adequadamente os recursos terapêuticos da literatura no dia a dia dos pacientes. As inscrições para participar do evento podem ser feitas, gratuitamente, pelo link https://observatoriodolivro.org.br/jornada-leitura-afetiva .

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS