HC em Ribeirão Preto realiza primeira cirurgia de escoliose com robô na américa latina

Cintia Ribeiro Silvério Carvalho, mãe de Mayara, de 12 anos, expressou sua gratidão: “Vê-la se recuperando hoje é um sonho"

Foto: Divulgação

No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto foi realizada a primeira cirurgia de escoliose assistida por robô na América Latina. A paciente, uma adolescente de 12 anos, passou pelo procedimento inovador que promete transformar o tratamento de deformidades na coluna vertebral. Conforme divulgado pela assessoria do HC, a cirurgia foi realizada na última terça-feira (25), sendo divulgada na sexta-feira (29).

Utilizando tecnologia de ponta, a equipe médica, comandada pelo professor Helton Defino, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, conseguiu corrigir a escoliose com precisão milimétrica, reduzindo os riscos e o tempo de recuperação.

“Foi muito interessante ter essa oportunidade de utilizar uma tecnologia de ponta em cirurgias tão complexas como as deformidades da coluna. É um grande avanço. É possível colocar os implantes de modo mais preciso e com mais segurança. Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de utilizar essa tecnologia no tratamento de uma deformidade tão complexa”, afirmou Defino.

Ele destacou que a cirurgia de escoliose exige a colocação de implantes no interior das vértebras deformadas, o que requer extrema precisão. A nova tecnologia não só auxilia nesse processo, mas também protege a equipe médica da exposição à radiação, comum em cirurgias tradicionais que utilizam raio-X.

Cintia Ribeiro Silvério Carvalho, mãe de Mayara, expressou sua gratidão: “Vê-la se recuperando hoje é um sonho. Eu me sinto muito realizada, pois acompanhei todo o processo desde o início. Foi muito difícil, ela foi humilhada na escola por uma professora, o que me abalou profundamente. Mas hoje, vê-la se recuperando tão rapidamente e sendo bem atendida neste Hospital é maravilhoso. Não tenho palavras para expressar minha gratidão.”

Mayara já traçou seus planos imediatos e para o futuro: “Assim que sair do hospital, quero procurar um parque aquático para brincar. Antes, eu me sentia mal com biquíni e outras roupas, mas agora me sinto bem. As pessoas me chamavam de torta, o que me deixava chateada, mas eu ficava quieta. Graças a Deus, estou aqui hoje” E para para o futuro, o que você quer ser?. “Quero ser médica, acho muito bonito salvar as pessoas”, que os sonhos se realizem.

Para o superintendente do Hospital das Clínicas, professor Ricardo Cavalli, “este avanço tecnológico e médico representa uma conquista para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e para o país. Somos o primeiro Hospital público a usar essa tecnologia na América Latina, o demonstra o potencial transformador da cirurgia robótica em várias áreas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui