A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, disse nesta sexta-feira (13), por meio de uma nota, que a poda realizada em frente à delegacia da rua Duque de Caxias se trata de uma prática ilegal.
Conforme justificado pela própria secretaria competente, a poda realizada em frente à delegacia da Polícia Civil se caracteriza como ilegal por “retirar mais de 30% da copa das árvores”, o que compromete a saúde do vegetal.
“Um fiscal foi encaminhado até o local para avaliação das condições, lavrando auto de inspeção e posteriormente aplicada multa”, continua a manifestação.
Confira o posicionamento da Secretaria do Meio Ambiente na íntegra:
“A poda realizada em frente à delegacia trata-se de uma prática ilegal, crime ambiental, em virtude de retirar mais de 30% da copa das árvores, parte superior e folhagens, comprometendo a saúde das mesmas.
Assim que a Secretaria de Meio Ambiente teve conhecimento da situação, um fiscal foi encaminhado até o local para avaliação das condições, lavrando auto de inspeção e posteriormente aplicada multa.
A Prefeitura vem combatendo a prática de crimes ambientais, como a poda drástica, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 e o Código Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, a fim de assegurar a conservação da arborização já existe na cidade, trabalhando no aumento da cobertura vegetal urbana, promovendo um município mais resiliente e sustentável”.
O jornalismo do TH+ Portal entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, e o texto será atualizado conforme manifestação da pasta estadual de segurança pública.



