Uma pesquisa qualitativa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto realizada junto a comerciantes de todas as regiões da cidade aponta que os empresários estão otimistas com a Black Friday 2023. Dos participantes da enquete, 59,8% pensa em oferecer este ano mais desconto nos produtos.
Outros 31,5%, por sua vez, vão investir em descontos menores, mas sobre uma gama maior de itens. Apenas 8,4% vão trazer menos desconto e menos produtos para a data promocional.
O levantamento foi feito por meio de questionário on-line com quatro perguntas de múltipla escolha e uma aberta, contando com respostas de comerciantes de rua (81,3%), e-commerces (14%) e shoppings (4,7%). A análise dos números é do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp.
Ao todo, 97,2% dos empresários têm expectativa de crescimento nas vendas deste ano, sendo que 53% esperam alta de até 10%, 34,6% de até 20%, 7,5% até 30% e 1,9% acima de 40%.
Os descontos devem variar principalmente até 50%. O estudo mostra que 60,7% dos lojistas pretendem trabalhar produtos com até 30% de redução nos preços; 25,2% até 40%, 11,2% até 50% e 2,5% acima de 50%.
Na questão aberta sobre “o que representa a Black Friday para seu negócio”, houve quem citasse que a alta carga tributária deixa pouco espaço para que os comerciantes ofereçam descontos maiores.
Ainda assim, os comentários, em geral, foram otimistas, destacando oportunidades de venda ou mesmo classificando a data como a melhor do ano. Para outros, as receitas da Black Friday dão um fôlego extra no caixa, contribuindo para o pagamento do 13º salário.
“É um momento de retomada da economia, com boas chances de negócios para consumidores e empresários. Quem deixou para comprar na Black Friday com certeza vai encontrar bons preços no comércio local para o que procura”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.