Educação financeira é a base para a liberdade financeira. Saber como gerenciar o seu dinheiro automaticamente leva você a não precisar de ninguém para cuidar das suas finanças.
Assim você consegue pagar as suas contas, guardar um dinheiro para realizar seus sonhos e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.
Ou seja, a educação financeira nada mais é do que dominar o seu dinheiro para não ser dominada por ele.
Ela é a base para você conseguir se planejar financeiramente e alcançar os seus sonhos.
Na prática o que isso significa:
Organizar p/ economizar; cortar despesas desnecessárias; Aumentar fonte de renda
investir uma parte, Planejar e traçar metas para os seus gastos.
A educação financeira serve para nos ensinar a sermos mais conscientes ao gastarmos e pouparmos o nosso dinheiro, seja comprando ou investindo.
Afinal de contas é por meio da organização do seu dinheiro que você identifica alguns gastos que podem ser cortados ou controlados e qual é o momento certo para fazer compras adequadas.
A educação financeira é importante porque ela leva a independência, que por sua vez permite que planos sejam feitos e sonhos sejam realizados.
Por exemplo, se você tem o sonho profissional de abrir um salão de beleza, precisa de uma certa quantia em dinheiro para alugar um espaço, comprar equipamentos e produtos, além de planejar maneiras de atrair clientes e então lucrar.
E se você tem o sonho de viajar para uma cidade em especial, também precisa de uma certa quantia em dinheiro para colocar o pé na estrada não é?
E que perfeito seria conseguir esse dinheiro com seu trabalho no salão de beleza?
É sobre isso que estamos falando quando dizemos que a educação financeira te leva à independência!
Se você consegue organizar as suas finanças, abrir o salão de beleza e lucrar com ele, logo a sua viagem também começa a se tornar um sonho mais próximo e a sua qualidade de vida aumenta.
Percebeu como o planejamento também faz parte desse ciclo de realizações de sonho?
Isso porque a educação financeira tem como base o planejamento de suas finanças
No Brasil, infelizmente ainda não temos uma disciplina curricular nas escolas que nos ensine a termos uma boa relação com o nosso dinheiro.
Justamente por isso é tão difícil para a maioria dos adultos tomarem decisões financeiras a curto, médio e longo prazo.
Portanto, podemos afirmar que a educação financeira no Brasil ainda é um tabu e que, na maioria das vezes, ela só é citada para falarmos sobre dificuldades com dinheiro.
Isso cria uma ideia de que primeiro precisamos errar com as nossas finanças para então buscarmos aprendizados de como cuidar delas da maneira correta.
Mas não se deixe enganar.
Educação financeira é sobre criar hábitos financeiros saudáveis, para não precisar passar por apertos com o seu dinheiro e saber lidar com lucros, gastos e investimentos.
Coloquem em prática diariamente e seja a mudança financeira que você precisa.