RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Agora vai? Prefeitura firma parceria para acabar com ponto de descarte irregular de lixo no Ipiranga

Ação inclui limpeza e cercamento de área utilizada de forma indevida há mais de 40 anos

Cerca de 16 toneladas de lixo foram retiradas do espaço | Foto: Fernando Gonzaga

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria, deu início nesta quarta-feira (26) ao cercamento da área situada entre a Av. Dom Pedro I e a Rua Japurá, no Ipiranga. O local é um ponto de descarte irregular há mais de 40 anos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Executivo e a Coca-Cola Andina, que permitirá a proteção e a recuperação do espaço.

Para viabilizar o trabalho, foi feita uma ação de limpeza, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, Fiscalização Geral e Guarda Civil Metropolitana. Cerca de 16 toneladas de lixo foram retiradas do espaço. Na sequência, será instalado alambrado tanto na Av. Dom Pedro I quanto na Rua Japurá.

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, acompanhou os trabalhos. “Nós temos um projeto de fazer a continuação da Av. Rio Pardo, que está em trâmite burocrático, mas enquanto isso não acontece, nós não vamos permitir que a cidade fique no abandono. É dia após dia de trabalho pra manter a cidade limpa e a gente não para. A conscientização é também ponto de partida para que as pessoas não sujem mais esse espaço”, disse.

A secretária de Infraestrutura e Zeladoria, Juliana Ogawa, explica que a ação tem como objetivo educar a população. “Historicamente, esse é um local viciado. A gente tem feito limpezas a cada 10 dias e, ainda assim, não consegue acabar com o lixo. Só ontem, foram 16 toneladas retiradas daqui. Nós, em parceria com a Coca-Cola, vamos fazer o cercamento para que essas pessoas desacostumem a jogar o lixo, mas também vamos fiscalizar e multar para acabar com o descarte”, destacou.

Em onze meses de trabalho, a Secretaria de Infraestrutura e Zeladoria já recolheu 300 mil toneladas de lixo, 60 mil toneladas somente em pontos de descarte irregular espalhados pela cidade.

“Grande parte do material retirado aqui hoje é lixo doméstico, sendo que 100% das casas de Ribeirão Preto são cobertas pela coleta feita de porta a porta. Temos coleta seletiva de resíduos e oito ecopontos que funcionam todos os dias, das 7h às 19h, então não existe razão para descarte irregular”, concluiu a secretária, Juliana Ogawa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS