Manifestantes responsáveis pela ocupação do Lar Santana, no bairro Vila Tibério, foram entrevistados pelo jornalista Diogo Souza, durante o programa Hora da Verdade, nesta terça-feira (12), e comentaram sobre a condição do edifício histórico.
A intenção da ocupação, que acontece desde segunda-feira (11), é chamar a atenção para a memória do prédio, além da recuperação estrutural do Lar Santana.
Ainda durante a entrevista, disseram que, aos domingos, o espaço estava sendo utilizado para a prática de guerras de airsoft. Encontraram, inclusive, a imagem de uma caveira acompanhada por fuzis – segundo os manifestantes, a figura é uma afronta à memória de Madre Maurina, torturada no local durante o período de ditadura.
Assista a entrevista na íntegra:
Outro lado
Leia a nota da Prefeitura de Ribeirão Preto a respeito do prédio:
“O prédio histórico do Lar Santana permanece desocupado há décadas, sem que nenhuma gestão anterior tenha adotado medidas efetivas para sua utilização.
Desde janeiro deste ano, a atual administração iniciou um trabalho concreto para reverter esse cenário, priorizando a destinação do espaço e já mantendo tratativas com entidades interessadas em sua ocupação. Paralelamente, a secretaria de infraestrutura executa manutenções e intervenções internas, como limpeza, reparos e ações de conservação.
Sobre o protesto realizado na manhã desta segunda-feira, a prefeitura informa que a Guarda Civil Metropolitana acompanha a ação no local”.



