Além da guerra que se prolonga desde fevereiro, a chegada do rigoroso inverno que pode ter até 20 graus negativos, coloca a Ucrânia diante do desafio paralelo de abastecer sua população com mantimentos, utensílios e agasalhos. Para ajudar a minimizar o cenário difícil em duas cidades de seu país de origem, o músico e arranjador Bogdan Dragan e sua esposa, a musicista Snizhana Drahan – radicados em Ribeirão Preto há mais de 20 anos – organizaram uma campanha de arrecadação de recursos financeiros, apoiada pela direção, professores e alunos da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão (Alma), onde o casal atua profissionalmente.
De acordo com o músico, roupas quentes, aquecedores, lenhas e até velas são necessidades urgentes para o povo ucraniano nesta época do ano. “Os bombardeios destroem pontos de eletricidade e comunicações de aquecimento centralizado, gerando problemas até com o abastecimento de água”, explica Dragan.
Os moradores das cidades de Mykolaiv e Buctcha (respectivamente a 510 e 30km de Kiev) serão os recebedores das doações por estarem numa das regiões mais atingidas pela guerra. “A meta é ajudarmos o maior número possível de famílias nesses lugares até a chegada da primavera, que ocorre em abril. Se for possível, vamos ajudar também com material de construção como janelas e portas”, diz o maestro. Até agora, 11 famílias indicadas pelos centros de voluntariado da Ucrânia já receberam ajuda a partir da campanha.
“O povo ucraniano está lutando pela democracia e pela liberdade de ter seu próprio caminho. E nós estamos pedindo uma compreensão e ajuda neste momento. Em pleno século 21, não se trata somente de uma luta entre países, mas uma luta entre democracia e ditadura”, destacou Bogdan Dragan.
Nascido numa família de músicos, Bogdan Dragan é pianista, clarinetista e arranjador com intenso trabalho no Brasil e no exterior junto a orquestras e diferentes conjuntos instrumentais. Snizhana Drahan tem formação musical nas áreas de regência coral e canto lírico. Eles vivem em Ribeirão Preto desde 2002, quando aceitaram o convite do maestro Roberto Minczuk para integrarem a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Snizhana faz parte do quadro docente da Alma, desde a fundação em 2014.
Para colaborar com a ação, basta transferir qualquer quantia para o PIX 228 209 818 40. Ao final da campanha, os resultados da arrecadação e número de pessoas socorridas serão divulgados pelo Instagram da alma_ribeirao/.
Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo.
A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Desta forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais.
Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.