O aluno Miguel de Carvalho Oliveira, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, foi o vencedor da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), de 2022, categoria estudante de graduação.
A OBI é um evento anual, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e organizado pelo Instituto de Computação da Unicamp, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Behring. São várias categorias voltadas para alunos do ensino médio e uma categoria sênior para alunos cursando o primeiro ano da graduação. Os participantes fazem provas de programação, em linguagem à sua escolha, e resolvem problemas de lógica.
Na 24a edição da OBI, o Curso de Computação da FFCLRP teve três alunos classificados para a final nacional e Oliveira atingiu a pontuação máxima da competição, o que lhe rendeu a medalha de ouro.
A medalha foi enviada, pela comissão organizadora, ao coordenador do grupo, professor Joaquim Cezar Felipe, entregue ao estudante no último dia 15, com a presença do diretor e vice-diretor da unidade, Marcelo Mulato e John McNamara, respectivamente.
Computação e matemática
Oferecido desde 2019, o Bacharelado em Ciência da Computação oferece 20 vagas anualmente, 14 por meio do vestibular organizado pela Fuvest e as outras seis via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo Ministério da Educação. O curso, oferecido pelo Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP, é coordenado atualmente pelo professor Cléver Ricardo Guareis de Farias, e atende à demanda regional e nacional por profissionais da área de computação, além de ser o primeiro curso de Ciência da Computação oferecido por uma universidade pública na região de Ribeirão Preto.
O professor Felipe informa que o curso tem um currículo clássico para graduação em Ciência da Computação, mas com a possibilidade de aprofundamento em três vertentes de aplicações: em Negócios (cooperação com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), em Física Médica (cooperação com o Departamento de Física da FFCLRP) e em Saúde (cooperação com a FMRP).
**Texto de Jornal da USP