Alunos de escola pública de Ribeirão Preto, sob coordenação de docentes da USP, ganham prêmio internacional no Peru

Alunos da ETEC Ribeirão ganham prêmio Internacional
FOTO; Redes Sociais

Ao analisar o dia a dia de uma comunidade da periferia de Ribeirão Preto e propor soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que nela residem, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, também de Ribeirão Preto, acabam de ser premiados com o primeiro lugar na categoria de Educação Secundária no primeiro Concurso Latinoamericano de Projetos “Nós Propomos”, realizado pela Universidade de Trujillo, no Peru.

Os estudantes receberam o prêmio pelo trabalho desenvolvido no projeto Nós Propomos! Por um Espaço Público Saudável: Estudo do Bairro Eugênio Lopes em Ribeirão Preto/SP, iniciativa originalmente concebida na Universidade de Lisboa pelo professor e pesquisador em Geografia Humana Sérgio Claudino, que tem como propósito fomentar a reflexão e promover práticas educativas no âmbito da história e geografia, voltadas para questões locais e do cotidiano.

Os estudantes foram orientados pelos pesquisadores do Grupo de Estudos da Localidade (ELO) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, como Odair Ribeiro de Carvalho Filho, que também é docente da Etec e mestre em Educação pela FFCLRP, com coordenação da professora Andrea Lastória da FFCLRP e da graduanda em Pedagogia Juliana Rodrigues de Lima, bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP.

Projeto vencedor

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes pesquisaram, por meio de visitas de campo para coleta de dados e entrevistas com moradores da região, analisaram e propuseram soluções para a melhoria no dia a dia da comunidade do bairro Eugênio Lopes, da zona oeste da cidade. No processo de identificação de problemáticas no local, os estudantes se depararam com déficit de oferta de serviços públicos nas áreas da saúde e segurança pública.
Assim, constataram que esse déficit traz impactos negativos para a qualidade de vida da comunidade e concluíram que essa é uma área pública abandonada e “frequentemente utilizada como depósito de lixo”.
Andrea Coelho Lastória – Foto: Lattes

O local, de acordo com os resultados, é cuidado pelos próprios moradores e a proposta da equipe é a sua transformação em um espaço comunitário público, com instalações recreativas e educacionais como quadras, equipamentos de ginástica, parquinho infantil e demais atividades de lazer.

A proposição realizada pelo projeto é embasada em leis nacionais e estaduais, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Estadual de Resíduos Sólidos em São Paulo, além do Decreto 312/2016 do município, sobre o uso de parques municipais e a disponibilização de área pública destinada à lazer, e a garantia constitucional de bem-estar social aos cidadãos.

O desenvolvimento dessas proposições é um dos objetivos do Nós Propomos!, refletindo soluções para os desafios enfrentados nos ambientes urbanos e construção de visão crítica da geografia urbana. “Os estudantes passam a ter maior protagonismo e o diálogo entre os conteúdos curriculares e o espaço vivido é ampliado”, conta a professora Andrea, do curso de Pedagogia da FFCLRP e coordenadora do Grupo de Estudos da Localidade (ELO), destacando o êxito que o projeto tem alcançado no contexto educacional ibero-americano.

A equipe ribeirão-pretana vencedora é formada pelos alunos Fábio Tiburcio, Gustavo Alvares, Hugo Carvalho, Letícia Rocha, Victor Chinarello e Vitor Hugo Carvalho, do Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-tec) em Administração da Etec José Martimiano da Silva da autarquia estadual paulista Centro Paula Souza.

Texto: Jornal da USP /

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