Ao menos três casos de estupro foram registrados em Ribeirão Preto e região apenas em janeiro de 2023. O crime sexual mais recente, registrado nesta quarta-feira (25), envolve três homens não identificados e uma jovem de 14 anos, que teria sido dopada pelos agressores antes do ato de violência, que aconteceu em Jardinópolis.
Na ocasião, de acordo com o Boletim de Ocorrência, o crime aconteceu há três dias, e a vítima, cuja identidade será preservada, ficou desaparecida até a data da realização do documento oficial.
Após a prática do crime, ocorrido em um endereço não especificado, a jovem foi encontrada. Aos responsáveis, a vítima relatou ter sido dopada por remédios, álcool e drogas antes do abuso sexual. Além disso, ainda relatou dores nas partes íntimas em diversas regiões do corpo.
A jovem foi encaminhada para a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, no centro de Ribeirão Preto, onde recebeu os primeiros atendimentos. Após os cuidados, a polícia foi acionada e exames de corpo e delito foram expedidos pelo IML (Instituto Médico Legal).
Até o momento, nenhum suspeito foi detido.
Outros casos
Há 10 dias, em 16 de janeiro, uma jovem de 22 anos foi estuprada e roubada após deixar o seu local de trabalho, no encontro da avenida Francisco Junqueira com a rua José Bonifácio, na região central de Ribeirão Preto.
No Boletim de Ocorrência, a vítima conta que foi abordada por um homem não identificado que dirigia um Fiat Pálio Branco e utilizava uma touca ninja. O documento oficial afirma ainda que a jovem foi rendida pelo sujeito, que portava uma arma de fogo. Ao entrar no veículo, a mulher foi conduzida para um local ermo não identificado, onde ficou sob ameaças e sofreu o abuso.
Após o ato, que durou cerca de 25 minutos, o criminoso ainda roubou R$ 50 da vítima, e a jovem foi deixada em uma rua nas proximidades da Estação Rodoviária de Ribeirão Preto, no centro da cidade.
Na madrugada anterior, em 15 de janeiro, uma jovem de 16 anos passou por exames após denuncia de abuso sexual em Ribeirão Preto. Na ocasião, o crime teria ocorrido no apartamento do autor, que está localizado em um condomínio não identificado da cidade.
Após o ato forçado, a adolescente foi deixada pelo autor do crime em uma rua do bairro Pacaembu, na zona Norte do município. Para as autoridades, a adolescente denunciou o ato e foi encaminhada para a UPA Oeste, onde foram realizados os primeiros atendimentos.
Em ambos os casos, nenhum suspeito foi detido pelas autoridades.
Denúncia
De acordo com dados publicados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, ao longo da última década (2012 a 2021), 583.156 pessoas foram vítimas de estupro no país.
Em caso de denúncia, ligue de forma gratuita para Polícia Militar (190) ou disque 180 para falar diretamente com a Central de Atendimento à Mulher.
O jornalismo do Grupo Thathi tentou contato com a Delegacia de Defesa da Mulher em Ribeirão Preto, porém o pedido não foi respondido até o fechamento do texto.