Nesta segunda-feira (1), durante o primeiro dia de Agrishow, foi anunciada a construção de um novo aeroporto, anexo ao Leite Lopes, já a partir deste ano. Com recursos de R$ 18,5 milhões do grupo VoaSP, o projeto tem por objetivo ampliar a capacidade de acolher o público que vem à Ribeirão Preto pelo turismo de negócios ou de lazer.
“Trata-se de uma interface com o programa Ribeirão Mobilidade, cujo objetivo também é garantir maior mobilidade às pessoas”, lembrou o prefeito Duarte Nogueira, na tarde de ontem. A novidade foi anunciada pelo prefeito juntamente com o presidente da VoaSp, Marcel Moure.
No ano passado, o Leite Lopes recebeu mais de 600 mil passageiros. Para que o movimento do aeroporto não seja prejudicado, a expansão será feita em etapas. Assim, a partir de hoje, a antiga praça do terminal já se integra ao aeroporto. Ali, numa área de mais 1.200m², será construído o novo terminal, criando-se um bulevar, conceito presente na maioria dos aeroportos internacionais. Esta etapa deve começar no início do próximo semestre.
O embarque doméstico será apartado do embarque internacional e ambos serão expandidos, medidas necessárias para a internacionalização do aeroporto.
Além disso, a área vip do atual Leite Lopes será ampliada, enquanto no boulevard também será construída uma área vip.
A expansão deve terminar no começo de 2025. “Com isso, criaremos um terminal aeroportuário à altura da cidade de hoje e preparado para o futuro”, comentou Lucena. “Com a abertura da Agrishow, muitos voos, hoje, tiveram que desembarcar no aeroporto de Franca”, exemplificou.
O prefeito ressaltou que a parceria é “um compromisso conjunto que a prefeitura de Ribeirão Preto e o grupo Voa assumem com a cidade”.
“Além de iniciar até o próximo semestre todas as obras restantes do programa Ribeirão Mobilidade – incluindo pontes, o viaduto da Mogiana e os quatro corredores de ônibus que faltam ser construídos –, também começaremos a substituir a frota de ônibus por veículos modernos, com suspensão a ar, wi-fi e ar condicionado”, finalizou o prefeito.