Prestes a assumir a cadeira da presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, em agosto, Edinho Silva foi recebido por Chaim Zaher para um diálogo no programa Mentoria Ribeirão. A edição foi ao ar nesta sexta-feira (18), mas será reprisada no domingo, às 18 horas, e na segunda-feira, às 19. Para assistir no YouTube, clique aqui.
Como companhia a Edinho, ex-prefeito de Araraquara, ex-ministro e ex-deputado, e Zaher, presidente do Grupo Thathi de Comunicação, a bancada contou com a presença das vereadoras Perla Muller e Duda Hidalgo, ambas da legenda da estrela.
Além da vitória recente no pleito interno do PT, com 73% dos mais de 500 mil votos de filiados por todo o país, Edinho respondeu sobre o futuro político do Brasil e o cenário eleitoral para 2026, quando a população vai às urnas para decidir o novo presidente.
Sobre Hidalgo e Perla, o presidente eleito do Partido dos Trabalhadores afirmou que as vereadoras têm conseguido “interpretar a complexidade que é a sociedade ribeirão-pretana”. A complexidade é justificada por Silva pelo argumento do forte agronegócio local, mas que se faz realidade somada às dificuldades sociais existentes no município.
“Estamos diante de duas lideranças importantíssimas para o PT no Brasil. O PT tem que investir na transição geracional”, disse Edinho, ao anunciar a pretensão de unir as lideranças jovens do partido. “As urnas estão escolhendo as novas lideranças”, acrescentou Duda.
Sobre as mudanças pretendidas no comportamento da sigla, além de outros tópicos, o novo presidente do PT afirma a necessidade de reformular a relação do partido com a segurança pública. “O PT tem que ser o partido que formule sobre segurança pública. É um tema fundamental. Qual modelo que nós queremos?”, disse o político, destacando a necessidade de se harmonizar a segurança da população, a valorização do agente e a reinserção dos indivíduos presos na sociedade civil e no mercado de trabalho.
“Você vê pipocar em Ribeirão Preto projetos que são absurdos – vamos cercar praças, vamos fechar comércios periféricos, porque a gente não debate com seriedade a segurança pública”, completou a vereadora Perla Muller, que, assim como Duda, confirmou ser pré-candidata a deputada estadual.
A respeito das eleições presidenciais de 2026, Edinho confirma Lula como candidato à reeleição. “É o jovem de 80 anos que vai disputar as eleições de 2026. Nunca vi o Lula com a saúde que ele está, com tanto ânimo, tanta vontade, tanto dinamismo”, explicou o ex-prefeito. “Ele vai. Não tem plano B”, destacou.
Além destes assuntos, Edinho também tratou sobre a crise climática, a ascensão do fascismo no planeta, a relação de Trump com o BRICS e o mundo, crise econômica, flexibilização do trabalho e outros temas mais. Assista o episódio na íntegra:



