Conforme informado pelo Censo Nacional do Ministério da Saúde, apenas 19,7% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país fazem inserção de DIU.
Em Ribeirão Preto, conforme apurado pelo jornalismo do TH+ Portal com a Secretaria da Saúde, “todas as unidades estão aptas a inserir o DIU, se não tiver contra indicações médicas”.
Ainda conforme divulgado pela Secretaria, através da assessoria de imprensa, em 2024, foram inseridos 617 DIU de cobre e 675 DIU Mirena nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
Até maio de 2025, a pasta informa que foram inseridos 163 DIU de cobre e 292 DIU Mirena.
O que é DIU?
O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um método contraceptivo de longa duração, reversível e altamente eficaz, utilizado para prevenir a gravidez. Ele consiste em um pequeno dispositivo de plástico flexível, geralmente em formato de “T” ou “Y”, que é inserido no interior do útero por um profissional de saúde.
Eficácia e Vantagens
- O DIU é um dos métodos contraceptivos mais eficazes disponíveis, com taxa de sucesso superior a 99%.
- Sua ação é local e não depende de lembrar de tomar diariamente, como ocorre com pílulas anticoncepcionais.
- Pode permanecer no útero de 5 a 10 anos, dependendo do tipo.
- É reversível: ao ser retirado, a fertilidade retorna rapidamente.
Sobre o Censo Nacional
O Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo principal realizar, em todo o Brasil, um diagnóstico abrangente das condições de infraestrutura e da oferta de ações e serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
O censo nacional do Ministério da Saúde sobre a aplicação de DIU em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país foi realizado em 2024, com a divulgação dos resultados previstos em 2025. A coleta de dados começou em 3 de junho de 2024, e o censo foi conduzido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), em parceria com a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco, além do apoio do Conass, Conasems e da OPAS.



