Dando continuidade às ações de requalificação do Centro, a Prefeitura de Ribeirão Preto realizou, nesta terça-feira (8), uma reunião com representantes da Sincovarp e do comitê de acompanhamento do projeto Vem pra Nove, com o objetivo de discutir estratégias para a reocupação da Avenida Nove de Julho. A iniciativa busca reaquecer a atividade comercial na via, que, após cinco anos em obras, foi totalmente liberada para o tráfego de veículos.
“Queremos repovoar o Centro e devolver à região a força do comércio, do lazer e do turismo que sempre teve. Para isso, estamos em diálogo com os comerciantes e estruturando ações que o poder público possa viabilizar para movimentar essa importante avenida. Também estudamos formas de incentivar os empresários a retornarem para a Nove de Julho e, assim, minimizar os impactos sofridos por quem foi tão prejudicado”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.
Segundo dados da Sincovarp, em 2024 a avenida contava com 65 imóveis comerciais vazios e apenas 55 ocupados — reflexo direto do período prolongado de intervenções viárias.
Para reverter esse cenário, a Prefeitura está planejando uma programação com atividades culturais, esportivas, turísticas e de lazer, especialmente em datas comemorativas e períodos festivos, com o objetivo de atrair público e impulsionar o comércio local.
“Outros pontos são a melhoria da mobilidade e do acesso, principalmente em relação ao estacionamento para os consumidores, além do reforço na segurança, que será intensificado com patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana”, destacou o prefeito.
A primeira ação programada será o início dos serviços de zeladoria na avenida, incluindo pintura de guias, limpeza e manutenção urbana. Também será implantada uma nova estrutura de iluminação pública, com lâmpadas de LED — mais sustentáveis e eficientes.
Participaram da reunião o prefeito Ricardo Silva; a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa; o presidente da Sincovarp, Paulo Garcia; o coordenador da entidade, André Rezende; e o comerciante Lauro Santos, representante do comitê de acompanhamento do projeto Vem pra Nove.