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Após Pegoraro, CPI dos Semáforos convoca o Consórcio ITS

O ex-secretário explicou que o projeto foi segmentado em três etapas, executadas conforme a liberação de verbas pela Prefeitura

Pegoraro durante a CPI dos Semáforos | Foto: Divulgação

A CPI dos Semáforos da Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou na tarde desta segunda-feira (20) a oitiva do ex-secretário municipal de Obras, Pedro Luiz Pegoraro, que ocupou o cargo durante a gestão anterior.

O depoimento deu sequência às investigações sobre as falhas na implantação do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), apontadas por depoentes anteriores como resultado de problemas de planejamento e falta de integração entre contratos da antiga administração.

Presidente da Comissão, o vereador Isaac Antunes (PL) abriu a audiência questionando o ex-secretário sobre os motivos que levaram o sistema ITS a não estar em funcionamento, mesmo após um investimento público superior a R$ 20 milhões.

Pegoraro explicou que o projeto foi segmentado em três etapas — ITS1, ITS2 e ITS3 —, executadas conforme a liberação de verbas pela Prefeitura. Ele destacou ainda que havia um colegiado responsável pelo projeto, formado por representantes das Secretarias de Governo, Obras, Administração e RP Mobi, encarregado de acompanhar cada fase da implantação.

Durante a sessão, o vereador Jean Corauci (PSB) questionou a demora na execução e se o sistema teria condições de operar parcialmente, independentemente da conclusão das demais fases.

Já o relator da CPI, Daniel Gobbi (PP), indagou se a empresa contratada participou das decisões sobre o fatiamento do projeto. Pegoraro respondeu que a empresa atuava apenas na execução, sem envolvimento no planejamento das etapas.

O presidente Isaac Antunes também cobrou esclarecimentos sobre o cronograma de obras e a opção da antiga gestão em iniciar a implantação do sistema pela zona sul, em vez de priorizar áreas já prontas e próximas à RP Mobi, o que, segundo ele, resultou na falta de manutenção e na obstrução dos dutos de fibra óptica que deveriam conectar o sistema ao Centro de Controle de Operações (CCO).

Antunes destacou ainda que, após o início dos trabalhos da CPI, foi possível localizar a empresa JZ Engenharia, que realizou nesta segunda-feira (20) a revisão completa dos dutos nas avenidas Thomaz Alberto Whately e Recife — algo que não ocorria havia dois anos.

Segundo o parlamentar, a atuação da empresa só foi retomada após as cobranças da Comissão, demonstrando o impacto prático da fiscalização legislativa.

Ao final da oitiva, os vereadores deliberaram pela convocação do Consórcio ITS — formado pelas empresas Sigma Engenharia, Kapsch TrafficCom e Sitran Sinalização de Trânsito — para prestar esclarecimentos na próxima reunião da CPI, marcada para o dia 29 de outubro, às 16 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

A CPI dos Semáforos é composta pelos vereadores Isaac Antunes (presidente), Daniel Gobbi (relator) e Jean Corauci (vice-presidente), e tem como objetivo investigar possíveis irregularidades nos contratos firmados pela Prefeitura para a instalação, manutenção e operação do sistema semafórico inteligente no município.

Assista a oitiva do ex-secretário na íntegra:

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