Após sequestros, Polícia realiza operação contra quadrilha

Foto: Reprodução

A Polícia Federal, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, deflagram, na manhã desta terça-feira (9), a Operação Tolerância Zero em resposta à onda de criminalidade que assolou a cidade de Serrana-SP recentemente.

O ato criminoso mais recente ocorreu neste domingo (7). Na ocasião, a tesoureira de uma agência da Caixa Econômica Federal, em Serrana-SP, foi abordada quando chegava em sua casa, e os criminosos a mantiveram refém até a chegada de seu marido e filha menor de 10 anos.

Com a chegada dos familiares, parte dos criminosos transportaram os reféns até um cativeiro localizado nas proximidades da favela da Locomotiva, em Ribeirão Preto, e a tesoureira permaneceu sob a guarda de outros integrantes do grupo em sua residência, até a manhã do dia seguinte, segunda-feira (8).

No primeiro dia útil da semana, a vítima foi trabalhar e subtraiu os valores da instituição financeira para o pagamento realizado na saída da cidade de Serrana para a liberação de sua família.

Posteriormente, em 25 de março, em outra ação criminosa violenta na cidade de Serrana, um casal de empresários foi mantido como refém de um grupo armado para subtração de bens e valores da empresa e residência das vítimas, sendo que, dentre eles, foi identificado um elemento, também, investigado como participante na ação contra a Caixa Econômica Federal, o que motivou o contato entre as Polícias Civis e Federal, já que a investigação ficava a cargo da Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Com o avanço das investigações e a obtenção das medidas de prisão e busca e apreensão nos imóveis relacionados aos investigados, foi mantido contato com a Polícia Militar para apoio na deflagração e cumprimento de referidas medidas, bem como uma ação repressiva na favela da Locomotiva, que resultou na prisão de foragidos, apreensão de entorpecentes e estabelecimento da ordem no local.

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão, oito da Polícia Federal, dos quais 06 os investigados foram localizados e dois estão foragidos, e 03 da Polícia Civil com todos os envolvidos presos, 16 mandados de busca e apreensão, 09 da Polícia Federal e 07 da Polícia Civil.

Junto com um dos investigados da Polícia Civil, capturado em cumprimento ao mandado de prisão na cidade de Ribeirão Preto, foram encontradas drogas, motivo pelo qual, também foi autuado em flagrante delito pela prática de tráfico de drogas.

Na favela da Locomotiva ocorreu a recaptura de 02 foragidos, apreensão de 14 tabletes de maconha e 20 frações, até o momento.

As condutas criminosas investigadas pela Polícia Federal caracterizam crimes de Associação Criminosa Armada e Extorsão Mediante Sequestro Qualificado, previsto no art. 288, parágrafo único c/c art. 159, § 1º, ambos, do CP, com penas previstas de no mínimo 13 anos e 6 meses a 24 anos e 6 meses.

Os crimes apurados pela Polícia Civil incidem nas condutas de roubo majorado e qualificado por concurso de duas ou mais pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade das vítimas, conforme consta do art. 157, § 2º, II e V, § 2-A, I, com penas previstas de no mínimo 8 anos e 7 meses e máxima de 25 anos e 10 meses.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS