Uma árvore da espécie Albizia Lebbeck, considerada invasora por especialista entrevistado pelo jornalismo do Grupo Thathi, caiu durante a madrugada desta quinta-feira (05), na avenida Maurílio Biagi.
Com mais de 15 metros de extensão, o material vegetal bloqueou o trânsito sentido Centro. O munícipe em tráfego pelo ponto afetado precisa seguir rota alternativa pela rua Chile até a normalização do trecho.
Em decorrência do incidente, cuja causa ainda deve ser apurada, um poste de energia foi afetado.
Equipes de emergência atuam para a retirada da árvore e liberação do trecho, mas não há previsão para a liberação da via pública. Ninguém ficou ferido.
“Espécie invasora”
Albizia é uma espécie nativa da Ásia Tropical e é considerada invasora em Ribeirão Preto. Gulla Biaggi, especialista do projeto Arborescer, explica as condições da planta, que faz presença em diversos pontos da cidade.
“Essa árvore que caiu não deveria estar aí. É uma espécie exótica invasora, que a prefeitura não combate. Ele morre com uns 10 anos. E ficam esses monstros. Prefeitura omissa. Ela se espalhou pela cidade toda”.
Sobre a queda da árvore, Gulla argumenta algumas possíveis causas. “A árvore não cai sozinha. Cai por não ter espaço adequado para absorção de água, a prefeitura não aduba, (também) o apodrecimento das folhas”.
“A prefeitura não cuida das árvores. Não adubam, não fazem poda de condução, não fazem poda de limpeza e não controlam pragas. Quando fazem as podas, fazem erradas. E assim vai”, finaliza Biaggi.
O jornalismo do Grupo Thathi entrou em contato com a Prefeitura de Ribeirão Preto, mas a administração municipal ainda não se manifestou sobre o caso.