O mês de maio está chegando ao fim com uma frente fria em parte do Brasil, atingindo principalmente o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Em capitais como São Paulo, a temperatura nesta sexta-feira (30) deve ficar abaixo dos 10°C, algo ainda inédito em 2025, segundo o Climatempo. Mas até quando esse frio vai durar?
Auge do frio acontece nesta sexta
O ar frio de origem polar avançou nesta quinta-feira (29) sobre o interior do Brasil. Ele derrubou os termômetros de forma mais brusca no Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso.
Ao menos cinco capitais já bateram o recorde de frio de 2025 nesta quinta-feira (29). Foi o dia com temperatura mais baixa em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá, de acordo com o Climatempo.
Mas a onda não para por aí e deve ser ainda mais intensa nesta sexta-feira (30). A previsão é de que a temperatura caia um pouco mais que nesta quinta, chegando ao pico dessa frente fria.
A partir deste sábado (31), temperatura deve começar a subir, mas ainda com friozinho no final de semana. As temperaturas aumentam em velocidades diferentes em cada capital, com o frio em Porto Alegre persistindo mais do que em São Paulo, por exemplo. Ainda assim, a previsão em todas é de que o frio mais extremo vá embora a partir de terça-feira da semana que vem.
Chuva, neve e vento forte não devem acontecer nos próximos dias. O Rio Grande do Sul sofreu nesta quinta-feira (29) com a formação de um ciclone extratropical que se juntou à massa de ar frio e causou forte chuva na capital e em parte do litoral, além de ventos acima dos 70 km/h e neve em cidades da serra gaúcha. Mas já a partir desta sexta-feira (30), o estado fica sob influência de uma massa de ar seca e fria e de um centro de alta pressão, que garante um tempo mais firme, segundo o MetSul.
Essa previsão do tempo foi divulgada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão federal que emitiu alertas de perigo para o frio extremo, no início desta semana.
Redação / Folhapress



