“É da região Ribeirão mais um um exemplo de vitória e superação no esporte . Marco Antônio de Almeida Santos, de apenas 16 anos, natural de Orlândia , acaba de conquistar a sua medalha de ouro recém-conquistada no Paparam de Jovens Bogotá 2023, junto com a seleção brasileira de Goalball.
O goleiro foi ouro com a Seleção brasileira após a vitória contra o Peru, por 17×10, na final da competição internacional, na qual os brasileiros totalizaram 45 medalhas. “É um orgulho representar o meu país. Espero que venham mais títulos”, conta o atleta, que é educando da Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e região).
Modalidade Paralímpica
O Goalball é uma modalidade paralímpica e esse esporte foi desenvolvido em 1946 exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Ele é praticado em uma quadra com as mesmas proporções do jogo de Vôlei e conta com duas traves opostas. Em cada uma, ficam três atletas: o ala esquerdo, o direito e o pivô.
Nos jogos do Parapan de Jovens, o atleta natural de Orlândia (SP) enfrentou adversários como Chile, Cuba, Venezuela e Argentina.
Nos últimos anos, o Brasil se posicionou como potência de Goalball: em 2021, foi ouro nas Paralimpíadas e, nas últimas edições, esteve no pódio. Essa realidade se reflete na quadra da Adevirp, que já teve dois atletas convocados para a Seleção Brasileira de Jovens e, recentemente, começou a investir na categoria feminina da modalidade.
Para a instituição, a conquista de Marco Antônio é fruto do esforço dele e de toda a equipe esportiva da Adevirp. “É muito importante valorizarmos as conquistas dos nossos jovens no esporte de alto rendimento. Encontrar e lapidar os talentos que estão na nossa casa é uma das nossas atribuições e motivações”, destaca Marlene Taveira Cintra, fundadora e presidente da associação.
*Texto de Igor Ramos