Durante entrevista ao jornalismo do Grupo Thathi, na manhã deste domingo (25), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) confirmou a suspensão das aulas da rede municipal de ensino nesta segunda-feira (26).
As classes municipais retornam já na terça-feira (27), e a aula suspensa deve ser reposta em 14 de outubro, conforme anunciado pelo próprio prefeito de Ribeirão Preto.
A decisão acontece após levantamento da Secretaria da Educação envolvendo as condições estruturais das escolas, abrangendo desde a limpeza dos prédios até energia elétrica e acesso à água potável.
Na rede privada de ensino, a suspensão é facultativa e de competência da própria instituição educadora. O Governo de SP não se manifestou sobre as aulas na rede estadual.
Ainda durante a entrevista, Nogueira afirmou que não há comunicação de foco de incêndio neste domingo (25), que amanheceu com chuva em diversos pontos da cidade.
Neste sábado (24), 14 pontos de incêndio foram registrados em Ribeirão Preto. Moradores de um condomínio de luxo chegaram a deixar suas residências, mas retornaram poucas horas depois. O prefeito ressaltou que não há feridos, e nenhuma residência chegou a ser atingida pelas chamas.
Outro lado
Na íntegra, confira a nota oficial da Secretaria da Educação sobre a suspensão do dia letivo.
“A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto informa a suspensão das atividades previstas nas unidades escolares municipais na segunda-feira, 26 de agosto de 2024. As aulas serão retomadas no próximo dia letivo, em 27 de agosto.
A medida visa garantir a saúde e segurança dos estudantes e profissionais da educação, após a Secretaria constatar acúmulo de fuligem nas escolas, em decorrência dos focos de incêndio que atingiram a região durante o fim de semana. Uma higienização rigorosa deve ser realizada em todas as unidades escolares, a fim de evitar ou agravar problemas de saúde, que podem afetar particularmente bebês e crianças.
A situação do município está sendo acompanhada atentamente pela pasta e eventuais medidas de contingência serão anunciadas conforme necessidade de zelar pelos estudantes e profissionais da educação da nossa cidade.
A reposição do dia letivo está prevista para o dia 14 de outubro, de acordo com orientações que serão enviadas aos gestores escolares.
A Secretaria conta com a colaboração da população neste momento de enfrentamento para que o período seja superado o quanto antes”.

