Profissionais de enfermagem do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realizaram, na manhã desta quarta-feira (21), uma paralisação após a suspensão da lei que fixa o piso salarial da categoria. A decisão de suspender a lei foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 15 de setembro.
A ação, que aconteceu em frente ao prédio do HC, na zona Oeste da cidade, contou com diversas faixas de protesto. Além da revogação da lei por parte do STF, os auxiliares e técnicos da categoria exigem que o Congresso aprove projetos de repasses de verbas para as Santas Casas e hospitais filantrópicos.
De acordo com a Associação dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Ribeirão Preto e Região (AATENF), a paralisação ocorreu em diversos locais do país, após ser definida em assembleia que contou com a participação de sindicatos ligados à enfermagem.
A previsão, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP) é que a manifestação continue até a manhã de quinta-feira (22).
Outro lado
A reportagem do Grupo Thathi entrou em contato com a Secretaria Municipal da saúde, e a entidade ainda não se manifestou a respeito da situação.