O final de semana em Ribeirão Preto foi acompanhado por chuvas fortes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, foram contabilizados 30 milímetros apenas nas últimas 24 horas, e a condição climática resultou em inundações por diversas vias do município.
Na avenida Maurílio Biagi, a inundação assustou motoristas. A condição foi testemunhada na tarde deste domingo (26), na zona Sul. Na zona Norte, a avenida Dom Pedro I também apresentou a condição, bem como a rua Espírito Santo e a Via Norte.
O temporal de ontem chegou a interromper parte do show ‘Ensaios da Anitta’, apresentado pela cantora pop carioca, que estava sendo realizado no estádio Palma Travassos. O espetáculo foi retomado tempo depois.
Uma queda de árvore chegou a ser noticiada às 21h17 deste domingo. O registro aconteceu na avenida Eugênio Del Lama Neto, localizada no bairro Recreio das Acácias.
Nesta segunda-feira (26), o acesso à Comunidade Locomotiva ainda apresentava alagamento, como registrado de forma exclusiva pelo jornalismo do Grupo Thathi. Confira o registro audiovisual do repórter Éder Martins:
Nas redes sociais, a condição incentivou críticas. “E choca um total de zero pessoas”, escreveu um internauta. Outra publicou: “Ainda bem que agora tenho uma barca”. “Falta de políticas de enfrentamento aos desastres climáticos, enchentes e calamidades”, alfinetou um terceiro usuário.
A Prefeitura de Ribeirão Preto foi questionada sobre o total de vias inundadas no município e também a respeito das medidas de infraestrutura que devem ser tomadas a fim de cessar a condição. A administração ainda não retornou a tentativa de contato. O espaço segue disponível para manifestação.
De acordo com a plataforma meteorológica Climatempo, a previsão do tempo para hoje em Ribeirão Preto é de temperaturas entre 21° e 28° e com possibilidade de chuva. Ainda segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, são esperados 9 milímetros de chuva nesta data.
Saiba o que fazer em caso de inundação
Inundações consistem na concentração de águas de chuva devido à ineficiência de absorção pelo solo ou outras formas de escoamento.
Algumas causas que contribuem para esse evento são o desmatamento de encostas; assoreamento dos rios; acúmulo de lixo nos bueiros e rios; insuficiência da rede de galerias pluviais; e pavimentação de ruas e construção de calçadas, reduzindo a superfície de infiltração.
Fique alerta:
- A elevação do nível da água ocorre rapidamente, não se arrisque! Procure um terreno ou andar mais alto;
- Não ande ou dirija em áreas de inundação. Entrar nas águas pode resultar em ferimentos ou morte.
O que fazer antes:
- É importante ter definido um lugar seguro onde você e sua família possam se abrigar;
- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
- Ao sinal de inundação, deixe móveis, eletrodomésticos, produtos de limpeza e alimentos fora do alcance da água;
- Desconecte os aparelhos elétricos da tomada;
- Feche portas e janelas da casa caso seja necessário o abandono, para evitar a entrada de escombros e de animais peçonhentos;
- Ao evacuar uma residência, feche os registros de gás e água e, se possível, acione a companhia elétrica para desligar a luz do local;
- Lembre-se de garantir a segurança também dos animais de estimação.
O que fazer durante:
- Proteja a sua vida, a de seus familiares e amigos indo para um terreno ou um andar mais alto;
- Evite contato com águas de inundação para não contrair doenças;
- Não cruze pontes, ruas ou avenidas alagadas. Procure sempre um lugar elevado para estacionar;
- Águas de inundação são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras. Apenas 15cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30cm de água em movimento são suficientes para arrastar o veículo;
- Se estiver fora de casa, em um local seguro (escola/empresa), permaneça e avise sua família que está em segurança.
O que fazer depois:
- Não volte para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro;
- Tenha cuidado: procure por trincas e estufamento nas paredes, para verificar se sua casa não corre risco de desabar;
- Remova a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios e lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da inundação;
- Bebidas e alimentos que tiveram contato com as águas da inundação devem ser descartados, pois podem estar contaminados;
- Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados;
- Após as águas baixarem, faça a limpeza usando botas e luvas de borracha. Animais peçonhentos podem estar escondidos em sua casa.