RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aves reabilitadas no Bosque Zoológico Fábio Barreto são reintroduzidas na natureza

O Bosque Zoológico Fábio Barreto realizou nesta quinta-feira, 11, a soltura de 41 aves nativas, na Estação Ecológica de Mata de Santa Tereza.

As aves foram reabilitadas pela equipe técnica multidisciplinar, composta por veterinários, biólogos e zootecnista. Foram reintroduzidas em ambiente natural, 5 jandaias de testa vermelha, 1 coruja orelhuda, 3 corujas buraqueiras, 4 periquitos do encontro amarelo, 2 gaviões carcarão, 4 rolinhas roxas, 3 urubus de cabeça preta, 6 periquitos rei, 2 Asas brancas, 5 Maritacas, 4 tucanos, 1 gavião carijó e 1 curicaca.

Os animais silvestres vitimados chegam ao Hospital Veterinário provenientes da ação da fiscalização ambiental, resgates ou entrega voluntária por meio da Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros; Polícia Ambiental ou munícipes. 

De acordo com o Dr. Otávio Guilherme Gonçalves de Almeida, biólogo responsável técnico, as aves que são reintroduzidas devem passar por uma avaliação comportamental complexa que diagnostique a capacidade de voo e de obtenção de alimentos por conta própria, caracterizando a aptidão de forrageamento de cada espécie.

“O manejo nutricional desses animais deve considerar os parâmetros mensurados pela equipe médico-veterinária referente à frequência cardíaca, glicemia, temperatura, score corporal, peso e hidratação, o que permite a prescrição de uma dieta personalizada”, destaca o zootecnista, Alexandre Gouvêa. “A identificação correta da espécie é fundamental para a formulação das dietas e reabilitação desses animais”, ressaltou Alexandre.

Por fim, as aves foram individualizadas por meio de microchipagem realizada pelos setores de Biologia e Veterinária. Foram realizados exames diversos para apoiar a decisão de soltura dos animais, fato que justificou a outorga da licença de soltura pelo Departamento de Fauna do Estado de São Paulo (DEFAU).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS