No próximo dia 25 é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e para conscientizar as pessoas da importância desta data, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto iniciou a campanha “Novembro Vem Doar”, que ocorre durante todo o mês.
O Banco de Sangue acredita que o doador, um personagem tão importante na vida de milhares de pessoas, merece muito mais do que um dia nacional, merece um mês inteiro.
Segundo o líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, Eli Mendes, o objetivo da ação é colocar o doador no lugar de destaque que ele merece, além de chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. “As transfusões são, geralmente, em número maior do que o de doadores. Por esse motivo, convivemos com o risco de faltar bolsas de sangue em nossos estoques. Porém, acreditamos que são campanhas como essa, de reconhecimento e conscientização, que ajudam a mudar esse cenário”, afirma.
Quem participar da ação especial, que vai até 30 de novembro, será homenageado com itens comemorativos alusivos à data. Além disso, no dia 24 haverá um café da manhã especial na unidade. “Convidamos toda a população para participar dessa comemoração que tem como foco principal salvar vidas”, conclui Mendes.
O Dia Nacional do Doador foi instaurado em 30 de junho de 1964 pelo decreto 53.988, promulgado pelo presidente Castello Branco. A importância de doar é fácil de ser explicada. O sangue é a única fonte de reposição de células sanguíneas para muitos pacientes e, no Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população.
Como doar
Os interessados em doar precisam pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos.
No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável. Para aqueles que estão na faixa de 60 a 69 anos, é preciso apresentar o comprovante de alguma doação).
O voluntário também não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing recentemente precisa aguardar um ano após o procedimento, exceto piercing na língua ou região genital. Nesses casos, a doação está liberada somente um ano após a retirada. Quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses após a realização do procedimento.
Além disso, o interessado não pode ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, não pode ter tido gripe ou resfriado nos últimos sete dias, não pode ter tido sífilis, Doença de Chagas ou Aids nem diabetes em uso de medicações. Quem se vacinou recentemente, deve aguardar 30 dias em caso de febre amarela ou sarampo e dois dias em caso de gripe ou HPV. Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, deve entrar em contato antes com o Banco de Sangue para confirmar se poderá ou não realizar a doação.
Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto
Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamentos gratuitos nas esquinas das ruas Quintino Bocaiúva com Amadeu Amaral e Vicente de Carvalho.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3610-1515, site https://www.doesanguedoevida.com.br/doar-sangue-ribeirao-preto ou Facebook @bancodesangue.rp.