Blitz de trânsito alerta sobre faixa exclusiva para ônibus

Multa é de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira

0

O Siga Consciente, programa de educação de trânsito da Transerp, promoveu nesta terça-feira, dia 5 de julho, na avenida José Adolfo Bianco Molina, na região Sul, uma blitz de conscientização sobre o respeito às faixas exclusivas de ônibus que começaram a ser implantadas na cidade pelo programa Ribeirão Mobilidade.

A ação de prevenção de acidentes foi realizada com o apoio dos Agentes Civis de Trânsito da Transerp e policiais do 51º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo, abordando 70 condutores, tanto motoristas quanto motociclistas.

Durante a blitz, os representantes da Transerp entregaram aos condutores um folheto sobre a faixa exclusiva de ônibus. A equipe do Siga Consciente distribuiu panfletos sobre dicas aos motociclistas para garantir um trânsito mais seguro.

Outras ações de abordagem sobre as faixas exclusivas de ônibus serão realizadas neste segundo semestre. O objetivo principal é esclarecer as principais dúvidas dos condutores quanto a esses novos dispositivos viários recém-implantados no município. A próxima blitz de conscientização será na quinta-feira, dia 7 de julho, às 8h, na avenida Antônio e Helena Zerrener, na pista sentido contrário à Via Norte.

Faixa exclusivaA Transerp iniciará na segunda-feira, dia 11 de julho, a fiscalização de trânsito na faixa exclusiva de ônibus na avenida Presidente Vargas, no trecho a partir da rua Eliseu Guilherme até a avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva.

O corredor exclusivo de ônibus na avenida Presidente Vargas está localizado na faixa de rolagem à direita em cada sentido da via, diferentemente da avenida Independência, onde estão na faixa da esquerda, ao lado do canteiro central.

Infração

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização é realizada pelos Agentes Civis de Trânsito e pelos policiais militares conveniados com o município.