Bosque Fábio Barreto vacina macacos para prevenir contra vírus da febre amarela

A vacinação foi realizada em duas espécies de bugios

0

A equipe técnica do Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto realizou na terça-feira, dia 12, a vacinação contra o vírus da febre amarela de nove animais, das espécies Alouatta caraya (bugio preto) e Alouatta guariba clamitans (bugio ruivo), ambas recebidas no bosque e mantidas sob cuidados veterinários.

A ação que foi coordenada pelo Médico Veterinário, Márcio J. L. Siconelli, faz parte de um projeto em parceria com a FMRP/USP, sob coordenação do Prof. Dr. Benedito A. L. da Fonseca, onde ZooRP busca, com a vacinação, dar maior segurança aos animais que serão mantidos em cativeiro e também para aqueles que fazem parte de um programa de reintrodução na natureza. Outras instituições como Instituto Raquel Machado e Associação Mata Ciliar também participam.

De acordo com o Médico Veterinário Márcio Siconelli, após os animais serem anestesiados foi realizada a colheita de sangue de cada indivíduo para a avaliação do estado geral, e em seguida a vacinação. “Demos mais um passo rumo à conservação do gênero Alouatta aqui no BosqueZoo de Ribeirão Preto, mais uma etapa do projeto de vacinação contra o vírus da febre amarela nesses animais, dessa forma poderão ser reintroduzidos em seu habitat de forma segura. Agora eles serão acompanhados ao longo de um ano para a verificação do seu “status” vacinal”, explica Siconelli.