Foi a primeira vitória e o fim de um jejum de sete jogos sem marcar gols. A noite do Botafogo no Estádio do Café, em Londrina, foi assim. Uma surpresa agradável no campo para um clube em ebulição nos bastidores, diante rio autoritarismo do gestor da SA, que até então só vinha colecionando vexames na Série B.
Ontem à noite a vitória teve um peso a mais, pois foi contra o Santos, favorito ao acesso, pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados por Douglas Baggio e João Costa, ambos em chutes de fora da área.
Com o resultado, o clube da Vila Belmiro deixou a liderança da Série B e caiu para a terceira colocação na tabela, enquanto a equipe de Ribeirão Preto deixou a zona do rebaixamento.
O jogo
Um golaço de Douglas Baggio colocou o Botafogo-SP em vantagem no confronto. Em um primeiro tempo de poucas emoções, coube ao atacante da Pantera assumir o protagonismo. Em jogada individual, o camisa 11 levou a bola para a entrada da área e, de perna esquerda, acertou o ângulo do gol defendido por Gabriel Brazão aos 42 minutos.
Baggio quebra o jejum de gols do Botafogo-SP com um golaço em Londrina! Que pancada de esquerda! O último gol havia sido em 2 de maio.
Antes disso, o Peixe até jogava melhor, chegou a perder duas boas chances de gol com Willian Bigode, mas não tinha o controle da partida, já que sofreu com os lances do Botafogo nas bolas paradas e nas arrancadas pela ponta nos contra-ataques. O Santos perdeu boas chances e foi castigado.
As chances perdidas acabaram custando caro. Com o relógio marcando 42 minutos, Douglas Baggio dominou pela direita, cortou para o meio e acertou um lindo chute no ângulo, sem chances para Gabriel Brazão, para colocar os visitantes na frente.
Em desvantagem, o Santos tentou intensificar a sua pressão. Instantes depois do tento, Weslley Patati soltou o pé da meia-lua e carimbou a trave. Na volta do intervalo, o Botafogo-SP repetiu a dose e ampliou o placar com mais um golaço. Com cinco minutos, João Costa partiu com liberdade no meio de campo e soltou um foguete, no ângulo.
A partir de então, o Peixe se lançou com tudo ao ataque. Aos 20, Otero cobrou falta com veneno, Joaquim dividiu com João Ricardo, a bola quicou no gramado e beijou o travessão.
Cinco minutos depois, Escobar aproveitou a sobra na entrada da área e tirou tinta da trave. No lance seguinte, em cobrança de escanteio, Rodrigo Ferreira cabeceou com perigo, pelo lado. Depois, foi a vez de Cazares tentar. O meia cortou o defensor e bateu para a defesa do goleiro.
Já aos 28, o Santos enfim conseguiu furar a defesa rival. Em cobrança de escanteio de Cazares, Joaquim cabeceou na trave. No rebote, o próprio zagueiro empurrou para a rede para descontar.
Aos 31, quase saiu o empate. Hayner cruzou na medida para Bigode, que ajeitou para Escobar. O lateral esquerdo se atirou na bola, mas parou em João Ricardo, que operou um milagre para evitar o gol. Aos 38, Cazares cobrou tiro de canto e Toró, na tentativa de cortar, mandou no travessão.
O Santos amargou a sua segunda derrota seguida na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira, o Peixe perdeu por 2 a 1 para o Botafogo-SP, no Estádio do Café, em Londrina (PR), pela oitava rodada do torneio. Douglas Baggio e João Costa fizeram dois golaços para os visitantes, enquanto Joaquim descontou.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano desperdiçou a chance de retomar a liderança da competição. A equipe caiu para terceiro, com 15, dois a menos que o Goiás, que está na ponta. A Pantera, por sua vez, subiu para 16º, com sete.O Santos volta a campo na próxima sexta-feira, quando visita o Novorizontino, pela nona rodada da Série B. A bola rola no gramado do Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi a partir das 21 horas (de Brasília).
O Botafogo-SP encara o CRB no sábado, às 17 horas, fora de casa.
**Texto de Igor Ramos