O Botafogo criou várias oportunidades de gol durante a partida, mas apenas empatou com o Água Santa por 1 a 1, nesta quarta-feira (29), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
Com o empate, o Tricolor somou o seu terceiro ponto no campeonato.
O gol do Pantera foi marcado pelo zagueiro Allyson, aos 8 minutos da etapa inicial. Pouco tempo depois, a equipe sofreu o empate em pênalti duvidoso.
Agora, o Botafogo volta a campo no sábado (1º), quando encara a Portuguesa, às 16h, no Mercado Livre Arena Pacaembu, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
O jogo
O treinador Márcio Zanardi promoveu duas alterações no Botafogo para o duelo contra o Água Santa. No sistema defensivo, Allyson, que cumpriu suspensão contra o São Bernardo, retornou no lugar de Edson, enquanto no setor ofensivo Pablo Thomaz ocupou a vaga de Silvinho.
Com essa formação, o Tricolor começou pressionando o rival. Logo no primeiro minuto, Douglas Baggio tentou surpreender o goleiro com um chute da esquerda e mandou para fora. Cinco minutos depois, Baggio fez o cruzamento em cobrança de falta ensaiada, Alisson Cassiano desviou e ninguém conseguiu completar para as redes na pequena área.
Na sequência, Pablo Thomaz recebeu lançamento longo pela esquerda, evitou a saída e concluiu para defesa de Ygor Vinhas, que colocou para escanteio. Na cobrança de Douglas Baggio, Allyson cabeceou com estilo e abriu o placar.
Mesmo com a vantagem no placar, o Pantera continuou atacando. Aos 13, Pablo Thomaz chegou pela esquerda e fez o cruzamento, mas ninguém completou.
Quando o Botafogo estava melhor em campo, o Água Santa empatou com com Neilton em pênalti duvidoso.
Mesmo com o gol sofrido, o Botafogo não se abateu e quase passou a frente no placar. Aos 30, Leandro Maciel arrancou e passou para Gabriel Risso, que cruzou na direção de Jonathan Cafú. O atacante ajeitou para Dramisino, que chutou e Ygor Vinhas defendeu. No rebote, Pablo Thomaz completou para a rede, no entanto, o árbitro anulou o lance alegando falta no goleiro após o VAR sugerir revisão da jogada.
Aos 39 minutos, Gabriel Risso cruzou da esquerda e Jonathan Cafú cabeceou para linda defesa de Ygor Vinhas. Sete minutos depois, Allyson teve nova oportunidade em cabeçada. Aos 48, Douglas Baggio fez boa jogada individual e finalizou para fora.
No segundo tempo, o Tricolor voltou pressionando o rival. Aos 3 minutos, Leandro Maciel recebeu na entrada da área e encheu o pé, acertando a trave. Na sobra, Douglas Baggio bateu e foi travado.
Com uma lesão no braço, Douglas Baggio foi substituído por Silvinho.
O Tricolor continuou atacando. Aos 7 minutos, Silvinho tentou o cruzamento e mandou direito para o gol, porém, Ygor Vinhas espalmou para escanteio. Aos 26 Silvinho teve a chance na entrada da área, mas foi travado. No minuto seguinte, Jonathan Cafú desperdiçou a oportunidade em cabeçada após cruzamento de Dramisino.
Márcio Zanardi mexeu e colocou Sabit, Pedro Severino e Alexandre Jesus nos lugares de Gabriel Bispo, Jonathan Cafú e Jeferson, respectivamente.
No primeiro lance, Alexandre Jesus recebeu de Pablo Thomaz e na pequena área desviou, no entanto, o goleiro rival defendeu com os pés.
O Água Santa pouco exigiu na etapa complementar. Quando chegou, parou no goleiro João Carlos, que fez boa defesa em chute de fora da área.
O Botafogo continuou pressionando, mas não chegou ao gol da vitória.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA BOTAFOGO X ÁGUA SANTA
COMPETIÇÃO: 5ª Rodada do Campeonato Paulista
DATA: 29/01/2025
HORÁRIO: 21h30
LOCAL: Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Murilo Tarrega Victor
ASSISTENTE 1: Evandro de Melo Lima
ASSISTENTE 2: Ricardo Pavanelli Lanutto
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
CARTÕES AMARELOS: Netinho, Fábio Sanches (Água Santa); Jeferson (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Allyson, aos 8 minutos do primeiro tempo (Botafogo); Neilton, aos 21 minutos do primeiro tempo (Água Santa)
PÚBLICO: 1.397
RENDA: R$ 30.275,00
BOTAFOGO: João Carlos; Jeferson (Alexandre Jesus), Allyson, Alisson Cassiano e Gabriel Risso; Gabriel Bispo (Sabit), Leandro Maciel e Dramisino; Jonathan Cafú (Pedro Severino), Pablo Thomaz e Douglas Baggio (Silvinho). Treinador: Márcio Zanardi
ÁGUA SANTA: Ygor Vinhas; Diogo Batista, Fábio Sanches, Robles e Renan; Villian (Ramon), Netinho (Wesley Dias) e Luan Dias; Neilton (Willen Mota), Ademilson (Davi Gomes) e Gabriel Dias (Roger). Treinador: Marcelinho Paulista