O Botafogo tinha o mando de campo, mas se portou como se jogasse fora de casa e acabou sendo derrotado no estádio Palma Travassos pelo Juventude po 2 a 0, na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B, na tarde deste sábado (29), em Ribeirão.
O placar mantém o Bota com 30 pontos (mas um jogo a menos) na nona posição da tabela.
O jogo
Diante de um público de 5180 botafoguenses, o Botafogo jogou como se fosse fora de Ribeirão Preto. Quem aproveitou foi o Juventude. No primeiro tempo, o Pantera demonstrou muita dificuldade em controlar a partida e se fazer um autêntico mandante do jogo. Diante da impossibilidade de usar seu campo, que serviu de palco para um evento sertanejo, nem mesmo o bom público ajudou o time a se sentir em casa. O gramado, que teve algumas falhas corrigidas pela diretoria botafoguense, não oferecia o mesmo padrão do Santa Cruz, e dificultou o toque de bola de ambas equipes.O Juventude teve uma única oportunidade e abriu o placar aos sete minutos.
Depois de um escanteio do lado direito, Alan Ruschel acertou, de primeira, um balaço com o pé esquerdo , mandando a bola no canto do gol botafoguense.
O Botafogo tentava segurar o jogo no campo ofensivo e começou a criar oportunidades. Mas demorou. A primeira delas, somente aos 29 minutos: Salatiel recebeu na entrada da área e escorou para Jean Victor arrematar, porém por cima do gol. No minuto seguinte, Osman também teve a chance de igualar o placar, mas concluiu para fora. Na sequência, o Tricolor pressionou: aos 31 Edson arriscou da entrada da área, mas o goleiro Thiago Couto defendeu. A melhor chance surgiu nos acréscimos. Aos 48 minutos Marcio cabeceou em direção ao canto esquerdo, mas Thiago espalmou, dando rebote dentro da pequena área para Lucas Dias, que cabeceou. A bola bateu no rosto do goleiro e foi para fora. Duas grandes defesas que garantiram o 1 a 0 no primeiro tempo.
Segundo tempo
Na etapa final, o Juventude foi dominante e aos 13 minutos ampliou a sua vantagem, fechando o placar do jogo. No lance de contra-ataque, David roubou a bola no meio campo e acionou Rodrigo pelo setor esquerdo. Ele avançou em direção à área e cruzou rasteiro para Matheus Vargas só empurrar para o gol. O Botafogo seguia apático e mesmo com as mudanças feitas pelo treinador, não chegava com perigo. Somente ameaçava em lances esporádicos, como o de Xuxa, aos 24 minutos em um chute que foi para fora. Aos 32 minutos, o Juventude teve a chance de ampliar com Zé Marcos de cabeça, após escanteio. Para sorte do goleiro Matheus, a bola foi para fora. No último lance de perigo botafoguense, Xuxa novamente teve a chance, mas o goleiro Thiago Couto fez grande defesa , garantindo a vitória do Juventude. O próximo jogo do Pantera será contra o Sampaio Correa, na terça-feira (1), às 19 horas, na cidade de São Luís.
Texto: Igor Ramos