Botafogo deixa vitória escapar no último minuto 

Tricolor acabou ficando no empate por 1 a 1 com Sport

Apesar das boas oportunidades, o Botafogo sofreu um gol nos acréscimos do segundo tempo e empatou com o Sport por 1 a 1, neste sábado (29), no Estádio Santa Cruz, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O gol botafoguense foi marcado por Carlos Manuel, aos 5 da etapa inicial. A equipe sustentou a vantagem até os 48 minutos do segundo tempo, quando Zé Roberto, de pênalti, empatou.

Com o empate, o Pantera está agora na 11ª colocação, com 17 pontos –quatro a menos do que o Vila Nova, quarto colocado, que tem um jogo a mais. O líder é o América-MG, que soma 22 pontos.

Agora, o Tricolor volta a campo pela competição nacional no dia 7 de julho (domingo), às 16h, quando enfrenta o Ituano no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela 14ª rodada.

Antes, o time terá pela frente uma partida da Copa Paulista. Nesta terça-feira (2), pega o Barretos, às 20h, no Estádio Fortaleza, em Barretos.

O jogo

Com vários desfalques, o treinador Paulo Gomes promoveu alterações no sistema defensivo e no meio de campo do Botafogo para o duelo diante do Sport.

Na defesa, as novidades foram o lateral direito Wallison, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Operário, e o zagueiro Bernardo Schappo. Eles substituíram Matheus Costa e Lucas Dias, suspensos, respectivamente. Assim, o setor foi formado por Wallison, Fábio Sanches, Schappo e Jean Victor.

No meio de campo, Paulo Gomes também foi obrigado a fazer mudanças. Ele escalou Fillipe Soutto, Carlos Manuel e Patrick Brey nos lugares de João Costa, Matheus Barbosa e Gustavo Bochecha, respectivamente. João Costa e Bochecha cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Matheus Barbosa está lesionado.

Com essa formação, o Botafogo apostou numa forte marcação e saídas rápidas para o ataque. Aos 5 minutos, Douglas Baggio enfiou para Carlos Manuel, que pressionou o zagueiro Luciano Castán. O meio-campista ficou com a bola, viu o goleiro adiantado e tocou por cobertura para abrir o placar.

Com o gol, o Tricolor manteve a sua estratégia. Já o Sport ficava com a posse de bola, trocava passes, mas não conseguia entrar na defesa botafoguense. A equipe pernambucana também insistia nas bolas áreas, porém, sem sucesso.

O Pantera quase ampliou aos 30 minutos, quando Douglas Baggio cobrou falta, Alisson Cassiano desviou contra e Caíque França se esticou e colocou para escanteio.

O Sport ainda chegou em cobrança de falta de Tití Ortíz, no entanto, João Carlos espalmou. O goleiro ainda demonstrou segurança nas saídas do gol.

Aos 39 minutos, o Botafogo teve outra chance. Emerson Negueba recebeu pela direita, fintou o marcador, invadiu a área e bateu cruzado. A bola saiu raspando a trave de Caíque França.

No segundo tempo, o Tricolor manteve a estratégia e criou várias chances de gol. Aos 4 minutos, após uma jogada bem trabalhada, Emerson Negueba chegou no fundo e rolou para Alex Sandro, que finalizou da entrada da área, e Caíque França espalmou. Aos 13 minutos, Alex Sandro balançou as redes, mas a arbitragem anulou assinalando impedimento.

Já o Sport trocava passes e rondava a intermediária botafoguense, porém, não ameaçava o goleiro João Carlos. A melhor oportunidade foi aos 8 minutos, quando Tití Ortiz recebeu dentro da área e concluiu para fora.

Nas jogadas em velocidade, o Pantera chegava com perigo. Aos 16, Wallison tentou da intermediária e o goleiro adversário defendeu. Quatro minutos depois, Emerson Negueba fez boa jogada individual e concluiu para fora.

Com o objetivo de dar mais fôlego para a equipe, o treinador Paulo Gomes colocou em campo os atacantes Toró e Leandro Pereira. Ericson e Thassio entraram na reta final. Aos 46, Toró avançou sozinho e mandou por cima do travessão.

No lance seguinte, o árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz marcou pênalti para o Sport. Aos 48, Zé Roberto cobrou e converteu, fechando o placar em 1 a 1.

**Texto por Igor Ramos