O Botafogo empatou com a Chapecoense por 1 a 1, nesta terça-feira (14), na Arena Condá, em Chapecó, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O Tricolor abriu o placar aos 42 minutos do segundo tempo, quando Jefferson Nem cobrou escanteio e Gustavo Vilar subiu de cabeça, mandando a bola para a rede. Nos acréscimos, o time da casa empatou com Rafael Carvalheira.
Com o empate, o Pantera ocupa a 18ª colocação, com 33 pontos –quatro a menos do que a Ferroviária, primeira equipe fora da zona da degola. Athletic e América-MG também somam 37 pontos e estão na 15ª e 14ª colocações, respectivamente.
Agora, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Cuiabá, no domingo (19), às 18h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 33ª rodada do campeonato.
O jogo
Sob o comando de Ivan Izzo, auxiliar técnico da casa, o Botafogo entrou em campo com duas modificações em relação ao time que venceu o Paysandu por 1 a 0 na última terça-feira.
A primeira mudança foi no sistema defensivo com a entrada do lateral direito Wallison no lugar de Jeferson, lesionado. A outra novidade foi a presença do meio-campista Wesley Dias na vaga de Leandro Maciel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Mais compactado em campo, o Tricolor optou por uma marcação alta e jogadas em velocidade. Já a Chapecoense tentou tomar a iniciativa da partida.
A primeira oportunidade, porém, foi do Pantera. Aos 23 minutos, Jefferson Nem recebeu pela esquerda, invadiu a área e cruzou para Wesley Dias, que cabeceou para fora.
Cinco minutos depois, em jogada trabalhada, a equipe criou sua melhor chance na etapa inicial. Alejo ganhou o lance no campo de defesa e enfiou para Gabriel Barros, que viu a passagem de Wallison e fez o toque. O lateral cruzou para Alejo, que ajeitou e Gabriel Bispo chutou na direção de Guilherme Queiroz. O atacante desviou de letra e a bola saiu raspando a trave de Rafael Santos.
Logo depois, Gabriel Bispo tentou da intermediária e o goleiro rival defendeu.
Aos 32 minutos, o time catarinense quase abriu o placar. Ítalo ganhou, invadiu a área e tocou. A bola pegou em Ericson e acertou a trave.
Aos 43, a Chapecoense exigiu grande defesa do goleiro Victor Souza. Após cruzamento da direita, Walter Clar dominou dentro da área e encheu o pé, no entanto, o camisa um botafoguense espalmou para escanteio.
Nos acréscimos, o Botafogo ameaçou. Em boa jogada de Alejo, Guilherme Queiroz recebeu dentro da área, porém, não teve espaço para chutar.
No segundo tempo, o Tricolor chegou em chute de Gabriel Bispo defendido por Rafael Santos.
Logo depois, a equipe catarinense assustou com Perotti, que cabeceou da entrada da grande área e Victor Souza espalmou.
O Pantera criava jogadas pelo lado direito do campo. Aos 11 minutos, Gabriel Barros avançou, cortou para dentro e concluiu para defesa de Rafael Santos. Dois minutos depois, Wallison cruzou, Wesley Dias desviou de cabeça e a bola ficou com Jefferson Nem, que fintou a marcação e mandou por cima do gol.
Aos 20 minutos, a Chapecoense teve duas oportunidades com Perotti, que parou em Victor Souza. Numa delas, o atacante rival saiu cara a cara, mas o goleiro defendeu.
O Botafogo respondeu aos 29 com Wesley Dias, que finalizou para fora de dentro da grande área.
Logo depois, Mailson bateu de fora da área e Victor Souza espalmou.
Com o objetivo de ganhar o jogo e dar mais fôlego ao time, Ivan Izzo fez alterações. Ele colocou Marquinho, Ronie Carrillo e Jonathan Cafu nas vagas de Alejo, Guilherme Queiroz e Gabriel Barros, respectivamente.
Aos 39 minutos, Gabriel Risso cruzou e Marquinhos chutou para fora.
Quando o jogo caminhava para terminar empatado, o Tricolor abriu o placar. Jefferson Nem cobrou escanteio e Gustavo Vilar mandou de cabeça para a rede, aos 42 minutos.
Dois minutos depois, Wesley Dias saiu na cara do gol e desperdiçou chutando para a defesa de Rafael Santos.
Matheus Barbosa e Rafael Milhorim ainda entraram nos lugares de Wesley Dias e Gabriel Risso.
Aos 46, porém, a Chapecoense chegou ao empate. Após cruzamento da direita do ataque, Rafael Carvalheira apareceu na pequena área e deixou tudo igual: 1 a 1.



