Na Arena Nicnet, Botafogo empata com o Brusque e segue na zona de rebaixamento

O Botafogo volta a campo para enfrentar o Ceará na quinta-feira (25), às 21h30, no Estádio Castelão, em Fortaleza

Foto: Divulgação Botafogo-SP

O Botafogo empatou com o Brusque por 2 a 2, neste domingo (21), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, a antepenúltima do primeiro turno.

Os gols do Tricolor foram marcados por Alex Sandro, aos 7 minutos da etapa inicial, e João Costa, aos 25 minutos do segundo tempo.

Já Mateus Pivô e Cristovam fizeram para os visitantes.Com o empate, o Pantera está na 17ª colocação, com 18 pontos –mesma pontuação da Chapecoense, que leva vantagem no saldo de gols e ocupa o 16º lugar.

Agora, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Ceará na quinta-feira (25), às 21h30, no Estádio Castelão, em Fortaleza, pela antepenúltima rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Com vários desfalques, o treinador Paulo Gomes promoveu alterações no sistema defensivo, no meio de campo e no ataque do Botafogo. A primeira modificação foi no gol com a entrada de Michael na vaga de João Carlos, vetado em razão de uma gastroenterocolite. A outra mudança no setor ocorreu no miolo de zaga com o retorno do zagueiro Fábio Sanches. Assim, Matheus Costa atuou pela direita, substituindo Wallison, que fraturou o antebraço esquerdo na última partida.

No meio de campo, Gustavo Bochecha voltou ao time titular no lugar de Fillipe Soutto, enquanto o ataque foi formado por Emerson Negueba, Alexandre Jesus e Alex Sandro, que ganhou a vaga de Patrick Brey. Com essa mudança, Douglas Baggio passou a atuar mais centralizado.

Com essa formação, o Tricolor começou impondo o ritmo e criando boas chances. Logo aos 5 minutos, Douglas Baggio enfiou para Alex Sandro, que finalizou cruzado para boa defesa de Matheus Nogueira. Dois minutos depois, Douglas Baggio cobrou escanteio e Matheus Costa cabeceou no travessão. Na sobra, Alex Sandro empurrou para as redes.

Mesmo com a vantagem, o Pantera manteve a postura e quase ampliou com Jean Victor em cobrança de falta da entrada da área, mas a bola saiu por cima do travessão.

O Brusque chegou com perigo aos 14 minutos, quando Olávio completou cruzamento de cabeça e acertou no travessão. Na sequência, Rodolfo finalizou com perigo para fora.

O Botafogo ainda ameaçou três vezes até o final da etapa inicial. Aos 23, após uma boa troca de passes e tabela entre Jean Victor e Gustavo Bochecha, o lateral esquerdo finalizou rente a trave do adversário. Quatro minutos depois, Emerson Negueba recebeu dentro da área e rolou para Bernardo Schappo, que concluiu para fora. Aos 35, Douglas Baggio passou para Alexandre Jesus, que tocou para Alex Sandro. O camisa nove se livrou da marcação, no entanto, errou a finalização.

Nos últimos minutos, o Brusque assustou, principalmente, em lances pelo alto. Aos 41, Olávio cabeceou para fora. Cinco minutos depois, Jhemerson chutou de fora da área com perigo. Aos 48, Jhemerson bateu novamente da entrada da área e Michael fez grande defesa. Na continuação da jogada, Ianson acertou o travessão.

No lance, o zagueiro Bernardo Schappo se chocou com Wallace e foi levado para o hospital. Ericson entrou no lugar.

No segundo tempo, o Brusque voltou insistindo nas bolas aéreas, enquanto o Botafogo apostava nas transições ofensivas. Aos 7 minutos, Emerson Negueba brigou pela bola do lado esquerdo e Alex Sandro recuperou dentro da grande área e caiu. O árbitro mandou o lance seguir e, logo depois, paralisou o jogo. O VAR demorou, no entanto, não marcou pênalti.

Na jogada seguinte, o time catarinense desceu para o campo de ataque e Pivô completou para a rede.

Com o empate, o Tricolor voltou a rondar a área adversária. Aos 18 minutos, Jean Victor chutou com perigo. Logo na sequência, Paulo Gomes deixou a equipe mais ofensiva com as entradas de Patrick Brey e Toró nos lugares de Matheus Costa e Alex Sandro.

Aos 25 minutos, o Pantera balançou as redes. João Costa ficou com a sobra e encheu o pé. A bola desviou e entrou no ângulo: 2 a 1

Oito minutos depois, Fillipe Soutto entrou no lugar de Gustavo Bochecha.

A equipe conseguiu controlar o jogo até os 42 minutos, quando o Brusque empatou em finalização de fora da área de Cristovam.

O Botafogo ainda insistiu para buscar a vitória, mas não conseguiu chegar ao terceiro gol.

**Texto por Igor Ramos