O Botafogo empatou com o Paysandu por 1 a 1, neste domingo (18), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O gol botafoguense foi marcado por Alexandre Jesus, aos 45 minutos da etapa inicial. Antes, aos 11, Borasi fez para os visitantes.
No segundo tempo, o Tricolor criou várias oportunidades de gol, mas não conseguiu balançar as redes.
Com o empate, o Pantera continua na 16ª colocação agora com 23 pontos — quatro a mais do que o Ituano, o primeiro na zona de rebaixamento.
Agora, o Botafogo volta a campo na quarta-feira (21), às 19h, quando enfrenta o Mirassol fora de casa.
O jogo
Com o objetivo de conquistar a reabilitação, o treinador Paulo Gomes promoveu alterações no sistema defensivo, no meio de campo e no ataque do Botafogo.
Na defesa, as mudanças foram as entradas do zagueiro Matheus Costa e dos alas Emerson Negueba e Jean Victor. Eles substituíram Bernardo Schappo, vetado pelo departamento médico, Thassio e Patrick Brey, respectivamente. No meio de campo, Gustavo Bochecha jogou no lugar de Fillipe Soutto, enquanto Victor Andrade, que substituiu Douglas Baggio, formou a dupla de ataque com Alexandre Jesus.
Com essa formação, o Tricolor apostava nas jogadas em velocidade, enquanto o Paysandu valorizava a posse de bola.
Com essa estratégia, o time visitante abriu o placar após toque de primeira de Cazares para Borasi, que driblou o goleiro João Carlos e empurrou para o gol: 1 a 0.
O Pantera não se abateu e tentou sair para o jogo. Aos 20 minutos, Jean Victor fez lançamento longo para Alexandre Jesus, que invadiu a área e encheu o pé para empatar a partida. Porém, a arbitragem anulou alegando impedimento.
O Paysandu criou outra chance aos 29 minutos, quando Borasi colocou a bola no ângulo e o goleiro João Carlos espalmou para escanteio.
O Botafogo continuou insistindo em busca do empate e conseguiu. Aos 45 minutos, Emerson Negueba fez excelente jogada individual e passou para Victor Andrade, que cruzou na cabeça de Alexandre Jesus. O camisa nove desviou e mandou no ângulo, deixando tudo igual: 1 a 1.
No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor e pressionou o Paysandu desde o início. Aos 5 minutos, após cobrança de escanteio, Fábio Sanches desviou de cabeça e Alexandre Jesus não dominou. No lance, o zagueiro botafoguense foi puxado pela camisa, e o árbitro Bruno Mota Correia e nem Carlos Eduardo Nunes Braga, que estava no VAR, marcaram pênalti.
No minuto seguinte, Emerson Negueba escapou pela direita e cruzou. O goleiro Diogo Silva soltou a bola, e Alexandre Jesus disputou com o zagueiro e foi derrubado. O árbitro Bruno Correia marcou pênalti. No entanto, o VAR chamou o árbitro, que voltou atrás na marcação.
O Paysandu respondeu aos 17 minutos, quando Borasi tentou encobrir João Carlos e mandou para fora.
Com o objetivo de ganhar o jogo, Paulo Gomes promoveu duas alterações. Bruno Marques e Patrick Brey entraram nos lugares de Gustavo Bochecha e Jean Victor, respectivamente.
O Tricolor continuou pressionando. Aos 29 minutos, Victor Andrade ficou com a bola no meio de campo e disparou para o gol, mas foi puxado por Wanderson, que recebeu o cartão vermelho.
Na sequência, Patrick Brey cruzou e Victor Andrade cabeceou, acertando o travessão.
Com um jogador a mais em campo, Paulo Gomes ainda colocou Ronald Camarão na vaga de Emerson Negueba. O time ainda ameaçou com cabeçada de Lucas Dias para fora e com cobrança de falta de Matheus Barbosa.
Nos acréscimos, o Pantera teve nova oportunidade. Após cruzamento da esquerda, Alexandre Jesus cabeceou no cantinho e Diogo Silva fez linda defesa. A bola ainda sobrou para Bruno Marques, que finalizou e Diogo Silva salvou novamente, garantindo o empate por 1 a 1.
**Texto por Igor Ramos