Botafogo lança camisa em prol da luta contra a discriminação racial

Foto: Divulgação

O Botafogo apresentou um novo uniforme nesta sexta-feira (3). Confeccionada pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo, a camisa é uma homenagem à Consciência Negra e faz parte de uma campanha para ressaltar a importância da luta contra o preconceito no futebol brasileiro. Além disso, parte dos lucros com a venda das camisas será destinada ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol, projeto de referência no esporte brasileiro.

Predominantemente na cor marrom, o manto apresenta os emblemas do Botafogo e da Volt na cor preta, além do selo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e da frase da campanha “Consciência Negra Todo Dia”. O uniforme incorpora o escudo do Pantera em estilo ATK e um recorte nos ombros que utiliza a técnica de embossing, criando um efeito de baixo relevo com padrões inspirados na cultura negra.

“Estamos extremamente orgulhosos de lançar este novo uniforme em parceria com a Volt Sport e em apoio ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Acreditamos firmemente que o futebol tem um papel fundamental na promoção da igualdade e na luta contra a discriminação racial. Esta campanha é uma maneira tangível de demonstrar nosso compromisso com a conscientização sobre a questão racial no futebol brasileiro. Acreditamos que, por meio de iniciativas como essa, podemos contribuir para um ambiente mais inclusivo e igualitário no esporte e na sociedade como um todo”, afirmou Laura Louzada, gerente de marketing da Botafogo SA.

Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, analisou a importância da junção entre o futebol e as causas sociais: “Estamos muito felizes em participar desta iniciativa em colaboração com o Botafogo. É crucial que os clubes entendam que o futebol deve servir como uma vitrine para questões sociais como essa. O futebol tem o potencial de ser uma ferramenta de conscientização, desde que os clubes e as marcas compreendam a importância de seu papel na sociedade.”

Comercializado por R$ 209,99, o novo uniforme já está disponível para venda a partir desta sexta-feira (3) nas lojas oficiais do clube. A peça também está à venda na loja online, no endereço

Observatório Da Discriminação Racial

O projeto do Observatório, por meio de várias iniciativas em colaboração com clubes e organizações brasileiras, acredita no potencial do futebol como agente na promoção da inclusão social e na luta contra a discriminação racial. A instituição procura demonstrar que a presença do racismo no cenário esportivo brasileiro vai além de incidentes isolados, buscando transformar essa realidade. Participando na campanha global do Black Lives Matter Football, o Observatório estabeleceu uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2022.

“O trabalho do Observatório vem ganhando cada vez mais projeção nos últimos anos e temos conseguido parceiros importantes para garantir que a pauta racial seja amplamente discutida, tanto na valorização das raízes do nosso futebol quanto na luta contra o preconceito. Fico muito contente de ver esse nosso time reforçado pela parceria com a Volt Sport e os clubes, que desenvolveram belas camisas para jogar luz sobre este tema tão relevante”, afirma Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS