O Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Santos nesta quinta-feira (19), no Estádio Santa Cruz, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o revés, o Tricolor agora ocupa a 14ª colocação, com 30 pontos.
Na próxima rodada, a 28ª, o Pantera recebe o CRB, às 21h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O jogo
Com o objetivo de conquistar a reabilitação, o treinador Paulo Gomes promoveu duas mudanças no sistema defensivo do Botafogo em relação ao último duelo. A primeira alteração foi a entrada de Raphael, que fez sua estreia com a camisa do Pantera, no lugar de Wallison, suspenso. A outra modificação foi a presença de Fábio Sanches na vaga de Matheus Costa, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho.
Assim, o Tricolor manteve a postura das últimas partidas, ou seja, marcava forte e explorava os contra-ataques.
O Pantera criou a primeira chance de gol aos 3 minutos, quando Bernardo Schappo enfiou para Alexandre Jesus, que recebeu na linha da grande área, girou e chutou, mas a bola bateu na defesa e ficou com o goleiro Gabriel Brazão.
O Santos respondeu. Aos 7 minutos, Guilherme dominou na entrada da área e mandou por cima do travessão.
Com o passar do tempo, o jogo ficou equilibrado. O time comandado por Paulo Gomes descia para o setor ofensivo, no entanto, não conseguia completar as jogadas para finalizar no gol. Aos 28 minutos, Douglas Baggio arriscou da entrada da área e concluiu para fora.
Já a equipe visitante trocava passes e tentava construir as jogadas. Aos 16 minutos, Laquintana foi lançado pela esquerda dentro da área e cruzou rasteiro, porém, ninguém completou. Aos 36, Diego Pituca dominou dentro da área e colocou para defesa de João Carlos. Dois minutos depois, Wendel desviou de cabeça e Guilherme bateu de primeira, mandando no travessão.
No lance seguinte, o Santos abriu o placar. Giuliano recuperou a bola no campo de ataque, avançou e só tocou na saída do goleiro botafoguense.
No segundo tempo, o Botafogo criou a primeira jogada perigosa. Victor Andrade recebeu na esquerda, fintou dois marcadores para dentro do campo e finalizou no cantinho, mas o goleiro Gabriel Brazão espalmou. Logo depois, Sabit ganhou a dividida no campo de defesa e lançou para Emerson Negueba, que cortou o marcador e chutou com força. A bola saiu raspando o travessão.
O Tricolor continuou buscando o ataque, enquanto o Santos recuou e passou a jogar no contragolpe. Aos 22 minutos, Baggio recebeu na entrada da área e abriu para Emerson Negueba, que tentou o lance individual e mandou para fora. Cinco minutos depois, Emerson Negueba cruzou para Victor Andrade cabecear e a bola saiu por cima do travessão.
Com o objetivo de buscar o empate, Paulo Gomes colocou Ronald Camarão e Jean Victor nos lugares de Emerson Negueba e Patrick Brey. O treinador botafoguense ainda fez outras duas mudanças com as entradas de Gustavo Bochecha e Felipinho nas vagas de João Costa e Douglas Baggio.
No contra-ataque, o Santos quase ampliou com Wendel Silva, que arrancou e tocou na saída de João Carlos, que fez grande defesa, colocando para escanteio. Aos 40, Rodrigo Ferreira tentou de fora da área e assustou o goleiro João Carlos.
O Pantera se lançou para o ataque e quase empatou nos acréscimos, quando Victor Andrade fez boa jogada e chutou. A bola saiu raspando a trave.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE BOTAFOGO X SANTOS
COMPETIÇÃO: 27ª Rodada
DATA: 19/09/2024
HORÁRIO: 21h30
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet
ÁRBITRO: Matheus Delgado Candançan (SP)
ASSISTENTES: Marcelo Carvalho Van Gasse (MG) e Leandro Matos Feitosa (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP)
CARTÕES AMARELOS: Sabit, Fábio Sanches e Victor Andrade (Botafogo); Rodrigo Ferreira e Diego Pituca (Santos)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Giuliano, aos 39 minutos do primeiro tempo (Santos)
PÚBLICO: 8.726
RENDA: R$ 356.225,00
BOTAFOGO: João Carlos; Raphael, Fábio Sanches e Bernardo Schappo; Emerson Negueba (Ronald Camarão), Sabit, João Costa (Gustavo Bochecha) e Patrick Brey (Jean Victor); Douglas Baggio (Felipinho), Alexandre Jesus e Victor Andrade. Treinador: Paulo Gomes
SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont (Rodrigo Ferreira), Jair Paula, Gil e Escobar; João Schmidt (Sandry), Diego Pituca (Rincón) e Giuliano (Willian); Laquintana (Pedrinho), Wendel Silva e Guilherme. Treinador: Fábio Carille
**Por Igor Ramos