O Botafogo perdeu para o América-MG por 1 a 0, neste sábado (5), na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O Tricolor teve uma boa atuação, criou oportunidades de gol, mas não conseguiu balançar as redes do adversário. Já o time mineiro, que também ameaçou e exigiu grandes defesas de João Carlos, marcou com Cauan Barros, aos 36 minutos do segundo tempo.
Agora, o Pantera volta a campo no próximo domingo (13), quando enfrenta o Atlético-GO, às 19h, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela segunda rodada da competição.
O jogo
O treinador Márcio Zanardi promoveu três estreias no Botafogo para o duelo contra o América-MG, na Arena Independência. A primeira cara nova foi a presença do zagueiro Rafael Milhorim, que formou o trio defensivo juntamente com Alisson Cassiano e Edson.
Já no meio de campo, a novidade foi o meio-campista Wesley Dias, que entrou no lugar de Gabriel Bispo, vetado pelo departamento médico. No ataque, Jefferson Nem começou como titular ao lado de Alexandre Jesus e Jonathan Cafú.
Com essa formação, o Tricolor apostou na forte marcação e saída rápida para o contra-ataque.
Aos 11 minutos, o Pantera assustou em cobrança de escanteio. Jonathan Cafú cruzou da direita e a bola tocou na mão de Ricardo Silva e sobrou para Rafael Milhorim, que foi travado no momento da finalização. O VAR checou a bola na mão, mas não marcou pênalti. Na sequência, Jefferson Nem cobrou outro escanteio e Alexandre Jesus cabeceou para fora.
No minuto seguinte, o América-MG respondeu. Marlon enfiou linda bola para Fabinho, que recebeu na marca do pênalti e colocou para excelente defesa de João Carlos com os pés.
Bem postado em campo, o Pantera ameaçou aos 20 minutos. Wesley Dias recuperou a bola no campo de defesa e acionou Alexandre Jesus, que arrancou e passou para Jonathan Cafú. O camisa sete devolveu para o centroavante, que finalizou de dentro da área por cima do travessão. Três minutos depois, o camisa nove interceptou uma jogada no meio de campo, avançou e foi travado novamente dentro da grande área.
Na reta final da etapa inicial, o time mineiro chegou duas vezes com muito perigo. Aos 37, Mariano cruzou da direita e William concluiu, mas a bola explodiu em Alisson Cassiano. Na sequência, Fabinho foi lançado dentro da grande área e tocou na saída de João Carlos, porém, Alisson Cassiano salvou novamente.
No segundo tempo, o Botafogo voltou melhor e criou ótima chance. Aos 3 minutos, Jefferson Nem enfiou para Leandro Maciel, que deu linda assistência para Alexandre Jesus finalizar com força e Matheus Mendes espalmou para escanteio. Na cobrança, Alisson Cassiano cabeceou para fora.
Jogando com a mesma estratégia, o Pantera ainda teve a chance com Jonathan Cafú, que recebeu livre dentro da área e tentou o passe para Alexandre Jesus, no entanto, Lucão fez o corte.
Aos 11 minutos, o América ameaçou pela primeira vez na etapa complementar em lançamento para Fabinho, porém, João Carlos saiu bem do gol e fez a defesa.
Com o passar do tempo, o time mineiro equilibrou o jogo.
Assim, Márcio Zanardi promoveu sua primeira alteração com a entrada de Matheus Régis no lugar de Jefferson Nem.
Aos 26 minutos, os donos da casa criaram boa chance. Marlon cruzou da esquerda e Miguelito cabeceou para boa defesa do goleiro botafoguense. Na sobra, Edson cortou para escanteio antes da chegada de William.
Logo na sequência, o comandante botafoguense fez duas alterações. Alejo Dramisino e William entraram nos lugares de Leandro Maciel e Jonathan Cafú, respectivamente.
Já o América balançou as redes aos 36 minutos, quando Figueiredo cruzou na cabeça de Cauan Barros, que mandou no cantinho para fazer 1 a 0.
Em busca do empate, Márcio Zanardi fez mais duas mudanças. Douglas Baggio e Sabit substituíram Alisson Cassiano e Wesley Dias.
Assim, o Pantera buscou o empate até o final e teve a chance com Douglas Baggio, que saiu na cara do gol, no entanto, foi travado antes do chute.
CONFIRA A FICHA TÉCNICA DE AMÉRICA-MG X BOTAFOGO
COMPETIÇÃO: 1ª Rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
DATA: 05/04/2025
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Arena Independência
ÁRBITRO: Maguielson Lima Barbosa (DF)
ASSISTENTE 1: Lucas Costa Modesto (DF)
ASSISTENTE 2: Lehi Sousa Silva
VAR: Charly Wendy Straub Deretti (SC)
CARTÕES AMARELOS: Alisson Cassiano e Rafael Milhorim (Botafogo); Felipe Amaral (América-MG)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Cauan Barros, aos 36 minutos do segundo tempo (América-MG)
AMÉRICA-MG: Matheus Mendes, Mariano, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Felipe Amaral (Cauan Barros), Miqueias (Yago Santos) e Fernando Elizari (Miguelito); Fabinho, William (Stênio) e Figueiredo (Júlio César). Treinador: William Batista
BOTAFOGO: João Carlos; Alisson Cassiano (Douglas Baggio), Edson e Rafael Milhorim; Jeferson, Wesley Dias (Sabit), Leandro Maciel (Alejo Dramisino) e Gabriel Risso; Jonathan Cafú (William), Alexandre Jesus e Jefferson Nem (Matheus Régis). Treinador: Márcio Zanardi.