O Botafogo perdeu do Sport por 3 a 1, neste domingo (20), na Ilha do Retiro, no Recife, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O gol botafoguense foi marcado pelo zagueiro Bernardo Schappo em chute de fora da área, aos 17 minutos do segundo tempo.
O Pantera reclamou de um pênalti não marcado pela arbitragem, quando o placar estava 2 a 1. No lance, Schappo recebeu um choque do atacante Zé Roberto pelo alto dentro da grande área.
Com o revés, o time está em 16º lugar com 36 pontos –um a mais do que a Ponte, que abre a zona de descenso.
Agora, o Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (23), às 20h, quando enfrenta o Ituano, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
O jogo
O treinador Márcio Zanardi escalou o Botafogo com seis alterações em relação ao time que empatou com o Operário-PR na rodada anterior. No sistema defensivo, as novidades foram as entradas de Fábio Sanches e Bernardo Schappo, que retornou após cumprir suspensão. Eles formaram o trio de zagueiros ao lado de Raphael. Assim, Ericson deixou a equipe.
Nas laterais, Wallison e Jean Victor, que substituiu Patrick Brey, começaram como titulares. Já o meio de campo teve Carlos Manuel, João Costa e Gustavo Bochecha. Dos três, apenas Carlos Manuel iniciou jogando a última partida. Já o ataque foi formado por Bruno Marques, titular pela primeira vez na Série B, e Emerson Negueba.
Com essa formação, o Tricolor apostou numa forte marcação e nos contra-ataques. Já o Sport ficou com a posse de bola e tentava penetrar na defesa botafoguense.
Logo no primeiro minuto, a equipe pernambucana ameaçou na finalização de Lucas Lima, que foi para fora.
Com o passar do tempo, o Pantera conseguiu equilibrar a partida. Aos 16 minutos, Emerson Negueba foi lançado, mas o goleiro Thiago Couto fez o corte antes do atacante botafoguense chegar na bola. Dois minutos depois, João Costa arriscou da intermediária e Thiago Couto defendeu.
Aos 20 minutos, o Sport abriu o placar, Gustavo Coutinho recebeu pela esquerda e cruzou na direção de Fabricio Domínguez, que mergulhou e mandou de cabeça para o gol.
O Botafogo chegou outra vez com perigo aos 27 minutos, quando Jean Victor cobrou falta pela direita e Bernardo Schappo cabeceou rente à trave.
Na sequência, o Sport ampliou com Chrystian Barletta. Lucas Lima enfiou para o atacante, que chutou com força e no alto para fazer 2 a 0.
Os donos da casa ainda tiveram outra oportunidade com Gustavo Coutinho, que concluiu para fora.
No segundo tempo, o treinador Márcio Zanardi voltou com duas alterações. Ele colocou os atacantes Douglas Baggio e Victor Andrade nas vagas do meio-campista Carlos Manuel e do zagueiro Raphael, respectivamente.
Com as mudanças, o Tricolor retornou melhor. Aos 5 minutos, Jean Victor cobrou escanteio, a bola foi desviada e João Costa cabeceou para fora. Cinco minutos depois, Victor Andrade teve boa chance em cobrança de falta, mas mandou por cima do travessão.
Aos 17 minutos, o Pantera diminuiu com Bernardo Schappo. Após uma boa troca de passes, o zagueiro recebeu na intermediária, ajeitou e encheu o pé. O goleiro Thiago Couto não conseguiu segurar e a bola entrou.
Com o gol, o Botafogo se mandou para o ataque em busca do empate. Aos 27 minutos, Bernardo Schappo recebeu um choque nas costas do atacante Zé Roberto dentro da grande área. Emerson Ricardo de Almeida, árbitro da partida, e Daniel Nobre Bins, que estava no VAR, não conseguiram ver a infração.
O Sport tentou controlar a partida e chegou ao terceiro gol. Lucas Lima cruzou, Igor Cariús ajeitou de cabeça e Julián Fernández, de peixinho, mandou para a rede: 3 a 1.
O Tricolor continuou insistindo para diminuir o placar, enquanto o time pernambucano apostava nos contra-ataques. Apesar de lutar até o final, o Botafogo perdeu por 3 a 1.
**Por Igor Ramos