Assim como nos últimos anos, o Botafogo recebeu o Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Tricolor recebeu na quarta-feira (19) o selo após ser reconhecido como “Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta”.
A renovação é por uma temporada.
Tal certificado o clube vem recebendo há pelo menos 6 anos seguidos. Para a renovação do certificado, o Botafogo Futebol S/A teve que cumprir uma série de exigências estabelecidas por lei, como participação em competições oficiais, apresentação de documentos, proporcionar assistência técnica, médica, psicológica e educacional aos jovens jogadores, além de outros requisitos.
Com o documento, o Botafogo tem diversos benefícios, como o registro dos contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, direito de preferência na renovação e requerimento de indenização em caso de acerto do atleta com outra equipe.
De acordo com as condições do Licenciamento de Clubes da CBF e da Conmebol, o certificado também é usado como critério de participação em torneios nacionais e continentais.
Assim, o Botafogo faz parte de um seleto grupo de equipes que possuem o certificado. Na última lista divulgada pela CBF, menos de 50 dos 800 times profissionais do país possuíam o selo.
**Texto de Igor Ramos, com informações da assessoria do Botafogo SA