Botafogo-SP perde para Ponte Preta e se complica

Com um jogo a menos, time entra na zona de rebaixamento

Foto: Divulgação

O Botafogo-SP perdeu para a Ponte Preta por 1 a 0, neste sábado (5), no Estádio Santa Cruz, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O Tricolor sofreu o gol logo no início da partida e lutou até o final em busca do empate, mas não conseguiu.

Com o revés, o Pantera ocupa agora a 17ª colocação, com 32 pontos.

O Botafogo fará agora dois jogos consecutivos no Estádio Santa Cruz

Na quarta-feira (9), enfrentará o Guarani, às 20h, em jogo adiado da 23ª rodada.

Já no sábado (12), dia do aniversário de 106 anos do Tricolor, o rival será o Operário-PR, às 21h30, pela 31ª rodada da Série B.

O jogo

Na sua estreia no comando do Botafogo, Márcio Zanardi só fez uma alteração em relação ao time que empatou com o Vila Nova por 1 a 1, no último sábado, em Goiânia. Ele promoveu o retorno do zagueiro Fábio Sanches, que cumpriu suspensão, no lugar de Raphael.

Assim, Ericson permaneceu na equipe e a formação com três zagueiros foi mantida.

O Tricolor, porém, mudou o seu estilo de jogo. Marcando no campo de ataque, o Pantera dominou o início do confronto e chegou com perigo nas bolas paradas. Em cobrança de falta, Jean Victor teve boa chance, mas mandou para a fora.

A Ponte Preta apostava nos contra-ataques e conseguiu abrir o placar. Aos 9 minutos, Iago Dias lançou Gabriel Novaes, que recebeu livre e tocou na saída de João Carlos para fazer 1 a 0.

O Pantera não se abateu e continuou no campo ofensivo, mas não assustou o goleiro Pedro Rocha.

Já o time de Campinas chegou em outra jogada rápida e balançou as redes com Gabriel Novaes, no entanto, o VAR anulou alegando impedimento de Iago Dias, que fez o cruzamento.

Nos acréscimos, Gabriel Novaes arriscou de fora da área e o goleiro João Carlos espalmou para escanteio.

No segundo tempo, Márcio Zanardi promoveu três alterações. Ele colocou os atacantes Bruno Marques e Felipinho e o meio-campista Fillipe Soutto nas vagas de Alexandre Jesus, Fábio Sanches e Sabit, respectivamente.

Mesmo com o Tricolor mais ofensivo, a Ponte Preta ameaçou em dois lances seguidos. Aos 14 minutos, Everton Brito enfiou para Dodô, que tocou para Gabriel Novaes concluir na saída de João Carlos e a bola saiu para fora. Logo depois, Dodô deu boa assistência para Everton Brito, que foi travado por Ericson.

Com o objetivo de buscar o resultado positivo, o treinador botafoguense promoveu mais uma alteração. Alex Sandro entrou no lugar de Gustavo Bochecha.

E Alex Sandro teve uma boa oportunidade aos 23 minutos, quando Bernardo Schappo arrancou e passou para o atacante, que finalizou cruzado por cima do gol.

Aos 28 minutos, a equipe de Campinas ficou com um jogador a menos após o zagueiro Mateus Silva receber o segundo cartão amarelo em discussão com o atacante Bruno Marques.

Na sequência, o centroavante botafoguense completou escanteio cobrado por Jean Victor e cabeceou para fora.

Aos 33 minutos, Douglas Baggio deu assistência para Bruno Marques, que não conseguiu completar para o gol.

Quatro minutos depois, Márcio Zanardi colocou mais um atacante em campo. Emerson Negueba substituiu Ericson.

O Botafogo tinha a bola no campo de ataque, mas não conseguia penetrar na defesa rival.

Já a Ponte Preta ameaçou no contra-ataque em cabeçada de Gabriel Novaes na trave.

O Pantera lutou até o último minuto. Aos 49, Victor Andrade cruzou e Felipinho cabeceou para defesa de Pedro Rocha, que garantiu a vitória do time mandante por 1 a 0.

**Por Igor Ramos