Por Igor Ramos
Botafogo e Mirassol jogaram na noite desta terça-feira (23), no estádio Santa Cruz, pela oitava rodada do primeiro turno do campeonato brasileiro, série B. O time de Ribeirão venceu por 1 a 0, com gol feito aos 44 minutos do segundo tempo, numa partida cujo domínio foi do Mirassol, no entanto, o Botafogo mostrou mais eficiência na marcação do gol. Com o placar, o Pantera volta, provisoriamente, ao G4 do torneio.
A pressão contra o Botafogo já começava a subir depois de partidas sem vencer e a goleada sofrida em Recife, quando perdeu por 3 a 0 para o Sport. Mas o Botafogo resolveu por fim em tudo isso, graças ao gol salvador de Osman e acabar com um jejum de 6 anos sem vencer o Mirassol, em nove confrontos. De quebra, o Tricolor assumiu a vice liderança, provisória da Série B, com 15 pontos, mas com um jogo a mais que os concorrentes diretos: Vitória e Atlético-GO.
A partida
O primeiro tempo foi marcado por um equilíbrio de ações de ambas as equipes, com o time da casa fazendo uso de uma tática frequente nas apresentações, em que cede a posse de bola para o adversário e explora as jogadas de contra-ataque.
O Mirassol, por sua vez, teve o domínio do jogo, mas pecava pela falta de finalização, tocando em demasia a bola, principalmente no setor defensivo e meio de campo. Foram poucas as vezes em que esteve no ataque e o pouco que lá chegou, aproveitou muito mal as oportunidades. O Botafogo espelhava a mesma toada, quase nunca levando perigo ao gol adversário. O que se viu foi um primeiro tempo sem graça, sem criatividade e pouca qualidade técnica.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com outra faceta. O time do Mirassol voltou mais incisivo, mais dominante. O jogo, no entanto, não foi um primor de lances, mas poderia resultar em vitórias para qualquer das equipes. O Mirassol acertou duas vezes a trave botafoguense e ainda fez o goleiro Vitor a praticar boas defesas. A principal, aos 36 minutos, num chute cruzado de Negueba. mas antes disso o Botafogo havia criado a melhor chance com Tarik de cabeça, depois de um escanteio da esquerda. Ele desviou de cabeça e o goleiro o Alex Muralha só ficou na torcida para a bola não entrar.
O Mirassol também levava perigo. Na bola parada estavam as melhores chances do Bota. Em novo escanteio, desta vez batido por Robinho, Osmam desviou de cabeça e garantiu a vitória e a paz no Santa Cruz.
“Em respeito ao Mirassol onde escrevi uma bela história não comemorei. Depois foi um desabafo por não ter entrado nos dois jogos anteriores” disse o jogador Osman, artilheiro da noite.
O Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 18h15min, na cidade de Goiânia, contra o time do Atlético Goianiense.