Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (8), a Câmara Municipal concedeu ao jurista Dr. Dirceu José Vieira Chrysostomo, o título de cidadão ribeirão-pretano. A inciativa partiu do vereador Renato Zucoloto (PP) e foi acatada com unanimidade.
Dr. Dirceu é um dos mais importantes e conceituados juristas brasileiros. Atualmente é superintendente do Instituto Ribeirão 2030 e gestor do Mentoria Ribeirão, do Instituto SEB, além de advogado, sócio do escritório BVDC Advogados, Procurador do Estado de São Paulo aposentado, conselheiro da Associação Brasileira de Advocacia Tributária, integrante do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – FECOMÉRCIO/SP, conselheiro do Instituto de Estudos Avançados da USP, campus Ribeirão Preto.
Dono de um currículo longo e invejável, entre outras funções, foi Subprocurador Geral do Estado, Procurador Geral do Estado de São Paulo, Presidente do Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, Procurador Geral do Município de Ribeirão Preto, Presidente da Comissão de Advocacia Pública do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, integrante da Comissão dos Cursos de Estágio Profissional da Seccional Estadual da OAB/SP, Membro do Conselho Editorial da Revista e do Boletim do Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, Membro do Conselho Editoria da Revista de Direito da UNISEB/COC.
Foi professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito “Laudo de Camargo” da Universidade de Ribeirão Preto, professor de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita” – UNESP, coordenador e professor de Ética Profissional do Curso de Estágio Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Ribeirão Preto, professor de Teoria Geral do Estado e de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Paulista campus Ribeirão Preto, curso do qual também foi Coordenador, Professor de Direito Constitucional no Curso de Pós Graduação da Universidade de Franca, Professor de Direito Constitucional do Curso SEAD e do Curso PRIMA preparatórios para concursos públicos, Professor de Direito Constitucional do Curso de Direito da UNISEB, curso do qual também foi Coordenador e Coordenador Geral dos Cursos de Direito da Associação Brasileira de Advocacia Tributária – ABAT.