Filósofa, escritora, professora e uma das vozes mais influentes do país no combate ao racismo estrutural, à desigualdade de gênero e às violências sociais, Djamila Ribeiro foi homenageada com o título de cidadã ribeirão-pretana durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (18).
Aprovado por 17 votos, o Projeto de Decreto Legislativo N°36/2025 foi apresentado à Casa de Leis pela vereadora Duda Hidalgo (PT) e anunciado publicamente durante palestra da autoridade no Theatro Pedro II, que é autora homenageada durante a 24° edição da Feira Internacional do Livro.
Autora de obras fundamentais como O que é lugar de fala?, Quem tem medo do feminismo negro? e Pequeno manual antirracista, Djamila mobiliza milhões de pessoas por meio das redes sociais, promovendo conscientização, empatia e justiça social.
“Sua escrita é acessível, profunda e transformadora, alcançando desde salas de aula até grandes espaços de mídia, influenciando políticas públicas e processos educativos em todo o país”, justifica a vereadora responsável pela honraria concedida.
Reconhecida nacional e internacionalmente, Djamila foi incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela BBC e homenageada em premiações voltadas à promoção da igualdade racial e dos direitos das mulheres.
Não votaram: Isaac Antunes (PL); Coletivo Popular Judeti Zilli (PT); Bigodini (MDB); Rangel Scandiuzzi (PSD); Paulo Modas (PSD).



